Assistência Neurocirurgica Paulista

Cirurgia dos tumores na medula espinhal

Como é feita a cirurgia dos tumores na medula espinhal?

Avaliar post

Cirurgia dos tumores na medula espinhal: Tumores da medula espinhal são processos expansivos que crescem dentro da medula, ou de seu entorno. Se originam da proliferação descontrolada da medula espinhal e seus envoltórios.

Em casos onde uma cirurgia para a retirada de tumores é necessária, existem características do procedimento que podem ser desconhecidas para você que precisa realizar a cirurgia, mas que podem servir de auxílio para melhor compreensão. 

Para você garantir confiança antes de realizar o procedimento, entenda tudo sobre como é feita a cirurgia de tumores na medula espinhal e conheça o melhor lugar para realizar o processo. 

Quais são os sintomas de tumor na medula espinhal?

Os principais sintomas referidos por pacientes portadores desta lesões incluem dores:

  • Lombares (lombalgia);
  • Cervical (cervicalgia);
  • Torácica dependendo da localização do tumor, esta dor pode ser pior à noite.

Ao entendermos como é feita a cirurgia de tumores na medula espinhal, também podemos incluir como sintoma a perda da sensibilidade em mãos e pernas, ou fraqueza em braços e pernas.

Se você tiver dor lombar (lombalgia) e cervical (cervicalgia) então está na hora de procurar auxílio médico quando estes sintomas forem persistentes ou progressivos, quando não estão relacionados com atividade física, se piorarem a noite, ou se for um portador de imunodeficiência ou câncer.

Quais são os tipos de tumor na medula espinhal?

Os tumores de medula espinhal são classificados de acordo com a topografia de seu crescimento em:

  • tumores intramedulares intradurais (ependimoma, astrocitoma, hemangioblastoma, cavernoma);
  • tumores extramedulares intradurais (meningioma e schwanoma);
  • tumores extramedulares e extradurais.

Como é feita a cirurgia de tumores na medula espinhal?

O tratamento destes tumores geralmente consiste em cirurgia da coluna e o tipo de cirurgia da coluna depende basicamente da localização, se é cervical, torácica ou lombar. 

Também depende do tipo de tumor, que pode ser ependimoma, astrocitoma, hemangioblastoma, cavernoma e tumores extramedulares intradurais (meningioma e schwanoma).

 A Cirurgia da coluna de tumores medulares tem como objetivo a remoção da lesão de forma mais segura possível, além da melhora ou estabilização dos sintomas do paciente.

Geralmente é realizada com uso de microscópio para a adequada visibilização do tumor; acompanhado de monitorização contínua da função medular, que observa a força e sensibilidade do paciente. 

Ao entender como é feita a cirurgia de tumores na medula espinhal, equipamentos delicados e específicos como micro instrumentos como aspirador ultrassônico para facilitar a remoção destas lesões, também são usados.

Como é o pós-operatório? 

A necessidade de reabilitação após a cirurgia dependerá dos déficits que o paciente apresentar, do acompanhamento neurocirúrgico ou necessidade de tratamento complementar como radioterapia.

A recuperação pode ser lenta e deve ser acompanhada por médicos profissionais e capacitados que conheçam o seu caso do início ao fim.  

Se você necessita de uma cirurgia de tumores na medula espinhal e acompanhamento médico humanizado, então conte com a Assistência Neurocirúrgica. 

Faça cirurgias com profissionais atenciosos, éticos e altamente capacitados, entre em contato e realize o procedimento com segurança e confiança! 

Close

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta