Uma cirurgia de retirada de tumor cerebral é um dos tratamentos para aliviar todos os sintomas que o paciente esteja sentindo, além de também ser uma forma de cura que beneficia e gera um bem-estar na vida da pessoa.
Se você é alguém que precisa passar por essa cirurgia e tem ainda muitas dúvidas sobre como funciona e a duração.
Então, para que você se sinta bastante seguro antes de realizar o procedimento, veja quanto tempo dura uma cirurgia de retirada de tumor cerebral e algumas características desse procedimento.
O que acontece quando alguém tem um tumor cerebral?
O tumor cerebral ocorre devido a proliferação desordenada de células tumorais dentro do crânio.
Essa massa pode causar sintomas como dores de cabeça (cefaléia), devido a compressão ou distorção de estruturas nervosas e aumento da pressão dentro da cabeça, que também é conhecida como hipertensão intracraniana.
Outros sintomas podem surgir como vômitos, sonolência, visão embaçada, dependendo da pessoa e do tumor.
Quanto tempo dura uma cirurgia de retirada de tumor cerebral?
A resposta é: depende! Normalmente, não é um procedimento feito de maneira rápida, podendo durar algumas horas. Portanto, não existe um tempo exato em que se dá a conclusão da cirurgia.
O tempo cirúrgico para remoção de tumor cerebral varia de acordo com a localização e complexidade do mesmo. Porém, o desenvolvimento de técnicas de cirurgia minimamente invasiva para remoção de tumores cerebrais tem abreviado o tempo cirúrgico em grande parte dos casos, assim como o tempo de recuperação no pós-operatório.
Como é feita a cirurgia de retirada de tumor cerebral?
Esta cirurgia é realizada por meio de um procedimento chamado craniotomia, onde se retira um pedaço do osso do crânio para acessar a lesão. Este pedaço é recolocado e o crânio reconstruído no final da cirurgia.
A cirurgia de retirada de tumor cerebral tem como objetivo a melhora dos sintomas do paciente devido a sua remoção ou redução, dependendo do caso.
A cirurgia minimamente invasiva é
Na cirurgia, é feito utilização de equipamentos modernos que auxiliam o profissional, como:
- Craniótomos;
- Microscópios dedicados à neurocirurgia;
- Endoscópios;
- Neuronavegador;
- Micro instrumentos.
Além disso, também ocorre a monitorização eletrofisiológica intraoperatória durante a cirurgia. Todos estes instrumentos proporcionam a realização de procedimentos mais seguros e são todos bastante modernos e tecnológicos e trazem resultados bastante promissores.
Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia cerebral?
O desenvolvimento técnico neurocirúrgico propiciou o surgimento de cirurgias chamadas de “minimamente invasivas” para a remoção de tumores cerebrais, que possibilitam incisões e craniotomias menores e recuperação pós-cirúrgica mais rápida, sendo que o paciente já pode voltar para casa no dia seguinte da cirurgia.
Já a recuperação total depende do caso, mas leva entre 4 a 8 semanas para que a pessoa volte a realizar atividades de rotina e tenha sua vida mais saudável após ter se livrado dos sintomas e do tumor.
Agora que você já sabe quanto tempo dura uma cirurgia de retirada de tumor cerebral e precisa fazer o procedimento, conte com a Assistência Neurocirúrgica. Faça cirurgias com profissionais atenciosos, éticos e altamente capacitados, entre em contato, realize o procedimento com segurança e confiança!