A cirurgia de hérnia de disco pode ser o melhor tratamento em alguns casos, mas quando é necessário realizá-la? É isso que vamos entender nas próximas linhas!
A cirurgia de hérnia de disco é um procedimento médico que pode ser uma solução quando os sintomas de uma hérnia de disco se tornam debilitantes e passam a interferir na qualidade de vida dos pacientes.
A hérnia de disco, uma condição que muitas vezes está associada a dores nas costas e desconforto, pode acabar afetando a mobilidade e causando desconforto crônico. Nessas horas, a cirurgia pode se tornar inevitável.
Contudo, sabemos que qualquer cirurgia causa preocupações, não é mesmo? Por isso, ao compreender as nuances que envolvem a cirurgia de hérnia de disco, os pacientes podem se sentir mais bem preparados para enfrentar esse momento.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre a cirurgia de hérnia de disco, quando é necessário realizá-la e quais são os principais procedimentos envolvidos nesses casos. Acompanhe!
Conhecendo a hérnia de disco e os seus sintomas
Para avaliar a necessidade de cirurgia de hérnia de disco, o primeiro passo essencial é compreender o que é a condição e os sintomas que ela pode causar.
A hérnia de disco é uma condição médica que afeta a coluna vertebral. Vejamos: a coluna vertebral é composta por uma série de ossos, que chamamos de vértebras, separados por discos intervertebrais.
Esses discos são estruturas almofadadas que atuam como amortecedores entre as vértebras, permitindo movimentos flexíveis e absorvendo o impacto. Em casos de hérnia de disco, uma parte do disco é empurrada para fora da sua posição normal.
Como consequência, ocorre a compressão das raízes nervosas e, em alguns casos, da medula espinhal, causando uma série de sintomas que podem ser super desconfortáveis.
Os sintomas da hérnia de disco, por sua vez, podem variar de pessoa para outra, mas alguns dos mais comuns incluem:
- Dor nas costas;
- Formigamento e dormência na região;
- Fraqueza muscular,
- Perda de controle da bexiga ou do intestino.
Quando realizar a cirurgia?
A cirurgia de hérnia de disco costuma ser uma opção em casos em que os sintomas se tornam debilitantes e os pacientes não conseguem responder adequadamente aos tratamentos mais convencionais, como a fisioterapia, uso de medicação e repouso.
Por isso, cada paciente precisa de uma avaliação individual, levando em consideração tanto a gravidade dos sintomas, como a localização da hérnia, a saúde geral, outras condições subjacentes e qualquer outro fator relevante para esses casos.
De modo geral, a decisão de fazer a cirurgia é apenas para casos em que a qualidade de vida está muito comprometida por conta da presença da hérnia.
Procedimentos cirúrgicos para hérnia de disco
As cirurgias para tratar hérnia de disco ajudam a aliviar a pressão sobre os nervos que o problema afetou e reparar a hérnia de disco.
No entanto, não existe apenas uma opção de cirurgia. Por isso, a escolha do procedimento ideal dependerá da localização e da gravidade da hérnia. Além disso, a saúde geral do paciente também é um fator importante que o médico deve considerar.
Nesse sentido, aqui estão alguns dos procedimentos cirúrgicos mais comuns para o tratamento de hérnias de disco:
Microdiscectomia
A microdiscectomia é um procedimento minimamente invasivo muito usado para tratar hérnias de disco na região lombar.
Neste procedimento, o cirurgião faz uma pequena incisão na região afetada e remove a parte do disco que está pressionando o nervo, aliviando a pressão sobre o nervo e ajudando a reduzir os sintomas.
Laminectomia
A laminectomia é outra cirurgia bem comum para hérnias de disco. Neste procedimento, o cirurgião remove uma porção da lâmina (a parte posterior da vértebra) para criar mais espaço na coluna vertebral.
Esse procedimento costuma ser necessário quando a hérnia de disco está causando compressão da medula espinhal.
Fusão Espinhal
Em alguns casos, mas principalmente quando a coluna vertebral está instável por conta da presença da hérnia de disco, a fusão espinhal pode ser feita em conjunto com a remoção da hérnia.
Nesse procedimento, as vértebras se fundem com placas e parafusos para estabilizar a coluna vertebral e, assim, aliviar os sintomas.
Cirurgia de substituição de disco
Ao invés de remover o disco afetado, a cirurgia de substituição de disco envolve a remoção do disco danificado e a substituição por um dispositivo artificial.
Esse procedimento, geralmente, é apenas em casos específicos, pois envolve uma abordagem mais complexa.
Como podemos ver, cada procedimento cirúrgico para hérnia de disco tem suas próprias indicações, benefícios e riscos. Por isso, é essencial contar com ajuda de médicos especializados no assunto para garantir a melhor escolha para o seu quadro.
A cirurgia de hérnia de disco é frequentemente eficaz na redução dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
No entanto, como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos envolvidos. Desse modo, a decisão de prosseguir com a cirurgia deve ser cuidadosamente considerada em conjunto com orientação médica adequada.
Tratamento endoscópico para hérnia de disco
Por fim, o tratamento endoscópico para hérnia de disco é um dos mais recomendados. Afinal de contas, é uma abordagem minimamente invasiva e super avançada para esses problemas na coluna vertebral.
Neste procedimento, os cirurgiões utilizam um endoscópio, um tipo de instrumento médico composto por um tubo fino com uma câmera na ponta.
Com ele, eles conseguem acessar a área afetada da coluna vertebral por meio de uma incisão pequena e super discreta na pele.
A câmera no endoscópio é capaz de fornecer uma visão muito mais clara e ampliada do local da hérnia. Com isso, os cirurgiões podem realizar as intervenções necessárias com muito mais precisão.
Principais vantagens do tratamento endoscópico para hérnia de disco
Como comentamos, de todos os tipos de procedimentos cirúrgicos possíveis para hérnia de disco, o tratamento endoscópico é o mais eficiente.
Além disso, ele consegue trazer uma série de vantagens ótimas para os pacientes.
Portanto, se você tiver que se submeter a uma cirurgia de hérnia de disco, vale a pena conhecer um pouco mais das vantagens que o tratamento endoscópico pode oferecer. Confira!
- Incisões menores e mais discretas: uma das principais vantagens do tratamento endoscópico frente aos demais é o tamanho muito reduzido da incisão.
- Recuperação mais rápida: por conta da natureza minimamente invasiva do procedimento, geralmente, os pacientes enfrentam um tempo de recuperação mais curto, podendo retomar as suas atividades normais em poucos dias.
- Muito mais precisão cirúrgica: a visualização mais acentuada da hérnia de disco que a câmera do endoscópio fornece, permite que os cirurgiões sejam mais precisos, minimizando o dano aos tecidos e as chances de complicações.
- Menos riscos: os pacientes enfrentam menos riscos em comparação com a cirurgia tradicional, incluindo, por exemplo, infecções, sangramento e dano a áreas ao redor da hérnia.
Conheça a Assistência Neurocirúrgica Paulista
A Assistência Neurocirúrgica Paulista é uma instituição dedicada principalmente ao cuidado neurológico.
Com uma equipe de especialistas altamente especializados e uma abordagem humanizada, estamos prontos para fornecer uma assistência sem igual em todas as fases do tratamento da sua hérnia de disco.
Somos especialistas em tratamentos de hérnia por meio de endoscopia, o que garantirá muito mais conforto durante e após o procedimento, preservando a sua qualidade de vida.
Portanto, se você recebeu o diagnóstico com hérnia de disco e está sofrendo com os sintomas, não hesite em buscar ajuda e orientação profissional qualificada!
Conheça um pouco mais sobre nós e entre em contato para agendar a sua consulta!