Assistência Neurocirurgica Paulista

Cirurgia dos tumores da medula espinhal

Os tumores da medula espinhal são muito menos frequentes se comparados aos tumores de cérebro, podem ser benignos ou malignos e mesmo não apresentando malignidade esses tumores causam diversos desconfortos, porque comprimem a medula espinhal e os nervos.

Permaneça na leitura deste artigo para entender o que são esses tumores e como funcionam as cirurgias dos tumores de medula espinhal.

 

O que é a medula espinhal?

A medula espinhal, também chamada de medula espinal é composta por células nervosas e se localiza no interior do canal vertebral, onde as vértebras garante a proteção medula.

A medula espinhal atua em diversos e importantes processos do nosso organismo. Sua principal função é conduzir os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzindo os impulsos e reflexos, bem como coordenando as atividades musculares. Ao sofrer algum tipo de lesão, pode desencadear diversas alterações, como paralisar nossos movimentos, por exemplo.

 

O que são os tumores de medula espinhal?

A principal característica dos tumores de medula espinhal se refere ao crescimento desordenado das células dentro ou ao redor da medula espinhal.

Como já dissemos no início, os tumores de medula espinhal pode ser benignos ou malignos e suas causas, na maioria das vezes, são secundárias, ou seja, o tumor se originou em outro órgão, como pulmão, próstata ou mama e migrou para a medula espinhal.  

Mas também existe o tumor de medula espinhal primário, ou seja, se originou na medula espinhal. 

Em ambos os casos o crescimento do tumor comprime a medula espinhal causando dores, enfraquecimentos dos músculos, espasmos, dificuldades para caminhar, instabilidade postural, entre outros.

 

Quais são os tipos de tumores da medula espinhal?

 

Entre os tipos de tumor da medula espinhal, podemos citar:

  • – Cordomas (se formam na coluna);
  • – Gliomas (se formam nas células gliais);
  • – Leucemia ou linfoma (câncer no sangue);
  • – Mieloma (câncer da medula óssea);
  • – Meduloblastomas (células cancerígenas que se originam no cérebro e migram para a coluna vertebral);
  • – Meningiomas (se formam nos tecidos ao redor da medula espinhal, em local conhecido como meninge);
  • – Schwannomas (se foram no interior dos nervos periféricos);
  • Tumores metastáticos (secundários).

Quais são os tratamentos para tumor na medula espinhal?

O tratamento que o neurologista vai prescrever dependerá de uma série de fatores, como o tipo de tumor, a localização, as condições físicas do paciente.

 

Entre os possíveis tratamentos, podemos citar:

  • – Medicamentos
  • – Radioterapia
  • – Quimioterapia
  • – Cirurgia para remoção total ou parcial do tumor de medula espinhal
  • – Combinação de tratamentos.

Como funciona a cirurgia dos tumores de medula espinhal

Para diagnóstico preciso de um tumor de medula espinhal são necessários exames de imagem, principalmente ressonância magnética, e assim afastar qualquer outra possibilidade de doença que afete a medula espinhal. Além disso, a biópsia será crucial para determinar o tipo de tumor para poder prescrever o tratamento mais adequado.

As cirurgias dos tumores de medula espinhal visam a retirada total ou parcial da massa, proporcionando a descompressão da medula e a redução dos sintomas.

 

Encontre os melhores especialistas em cirurgias de tumores de medula espinhal na Assistência Neurocirúrgica Paulista

 

Os tumores de coluna costumam ser agressivos e necessitam de profissionais experientes e procedimentos precisos. 

A Assistência Neurocirúrgica Paulista é referência no diagnóstico e tratamento de tumores de medula espinhal e outras cirurgias minimamente invasivas para crânio e coluna.

Conte com os neurocirurgiões da Assistência Neurocirúrgica Paulista. Aqui seu atendimento é prioridade.

 

 

 

 

 

 

 

Fale Conosco

Veja outros tratamentos

Avaliar post
Cirurgia dos tumores na medula espinhal: Tumores da medula espinhal são processos expansivos que crescem dentro da medula, ou de seu entorno. Se originam da proliferação descontrolada da medula espinhal e seus envoltórios.

Em casos onde uma cirurgia para a retirada de tumores é necessária, existem características do procedimento que podem ser desconhecidas para você que precisa realizar a cirurgia, mas que podem servir de auxílio para melhor compreensão. 

Para você garantir confiança antes de realizar o procedimento, entenda tudo sobre como é feita a cirurgia de tumores na medula espinhal e conheça o melhor lugar para realizar o processo. 

Quais são os sintomas de tumor na medula espinhal?

Os principais sintomas referidos por pacientes portadores desta lesões incluem dores:

Ao entendermos como é feita a cirurgia de tumores na medula espinhal, também podemos incluir como sintoma a perda da sensibilidade em mãos e pernas, ou fraqueza em braços e pernas.

Se você tiver dor lombar (lombalgia) e cervical (cervicalgia) então está na hora de procurar auxílio médico quando estes sintomas forem persistentes ou progressivos, quando não estão relacionados com atividade física, se piorarem a noite, ou se for um portador de imunodeficiência ou câncer.

Quais são os tipos de tumor na medula espinhal?

Os tumores de medula espinhal são classificados de acordo com a topografia de seu crescimento em:

Como é feita a cirurgia de tumores na medula espinhal?

O tratamento destes tumores geralmente consiste em cirurgia da coluna e o tipo de cirurgia da coluna depende basicamente da localização, se é cervical, torácica ou lombar. 

Também depende do tipo de tumor, que pode ser ependimoma, astrocitoma, hemangioblastoma, cavernoma e tumores extramedulares intradurais (meningioma e schwanoma).

 A Cirurgia da coluna de tumores medulares tem como objetivo a remoção da lesão de forma mais segura possível, além da melhora ou estabilização dos sintomas do paciente.

Geralmente é realizada com uso de microscópio para a adequada visibilização do tumor; acompanhado de monitorização contínua da função medular, que observa a força e sensibilidade do paciente. 

Ao entender como é feita a cirurgia de tumores na medula espinhal, equipamentos delicados e específicos como micro instrumentos como aspirador ultrassônico para facilitar a remoção destas lesões, também são usados.

Como é o pós-operatório? 

A necessidade de reabilitação após a cirurgia dependerá dos déficits que o paciente apresentar, do acompanhamento neurocirúrgico ou necessidade de tratamento complementar como radioterapia.

A recuperação pode ser lenta e deve ser acompanhada por médicos profissionais e capacitados que conheçam o seu caso do início ao fim.  

Se você necessita de uma cirurgia de tumores na medula espinhal e acompanhamento médico humanizado, então conte com a Assistência Neurocirúrgica. 

Faça cirurgias com profissionais atenciosos, éticos e altamente capacitados, entre em contato e realize o procedimento com segurança e confiança!