Cirurgia de Coluna

Como é Feita a Cirurgia de Coluna?

Cirurgia de coluna: Dor cervical (cervicalgia) e lombar (lombalgia) são muito prevalentes em nossa população.

Na maioria das vezes, estes pacientes que sofrem com essas dores necessitam de aconselhamento para realizar atividades e práticas saudáveis e reabilitação fisioterápica.

A grande maioria de pessoas com sintomas relacionados a coluna como a lombalgia e cervicalgia, podem ser tratados de forma não cirúrgica através de fisioterapia, mudança de estilo de vida e algumas medicações específicas.

Mas para casos em que a cirurgia se torna necessária, além do acompanhamento médico, também é necessário entender o processo para melhor compreensão e para garantir maior segurança. Confira como é feita a cirurgia de coluna e outros detalhes importantes.

Quando é necessário fazer cirurgia na coluna?

Se apesar do tratamento adequado a dor se tornar persistente, a avaliação de um cirurgião pode se tornar necessária.

Em casos de danos graves na coluna, a cirurgia também é necessária de acordo com a instrução do médico. Lesões como a lesão torácica podem afetar diariamente a vida da pessoa que sofre desse dano e a cirurgia irá aliviar todos os sintomas de dor e incômodo.

Em casos em que você possui dificuldades para realizar tarefas simples do seu dia-a-dia e outros tratamentos não estão sendo tão eficazes, a cirurgia também pode ser uma solução.

Outros 2 casos que precisam de intervenção cirúrgica quando já estão em condições avançadas, é a escoliose e a cifose. Ambos problemas na coluna, quando não tratados com fisioterapia e recomendações, ou quando nenhum outro tratamento surtiu melhora, a cirurgia pode também ser realizada.

Como é feita a cirurgia de coluna?

A cirurgia de coluna tradicional, ou aberta, geralmente é realizada por meio da exposição completa da anatomia da coluna vertebral.

Ao entender como é feita a cirurgia de coluna, na cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral são realizadas incisões menores devido ao auxílio de equipamentos de localização, como aparelhos modernos de raio-x e equipamentos como microscópio e endoscopia.

A cirurgia minimamente invasiva com estes equipamentos, possibilita ao cirurgião boa visibilidade da anatomia sem a necessidade de grandes incisões de tecidos e uma recuperação mais rápida do paciente.

Quais são os riscos de fazer cirurgia na coluna?

Para melhor compreensão de como é feita a cirurgia, entender que os riscos de uma cirurgia de coluna costumam ser menos frequentes pode ser um verdadeiro alívio. Entre os principais riscos, podemos citar:

• Quadros de infecções;
  • Riscos neurológicos na parte motora e sensível;
  • Falha de cicatrização;
  • Trombose venosa.

O que é a cirurgia minimamente invasiva?

A cirurgia minimamente invasiva é um procedimento moderno e altamente tecnológico que tem como diferencial incisões menores e menor dano aos tecidos.

Independente de a cirurgia ser tradicional ou minimamente invasiva, todas têm o objetivo de melhora dos sintomas do doente em longo prazo. Porém, a cirurgia minimamente invasiva apresenta as seguintes vantagens:

• Menor perda sanguínea;
  • Menor permanência em hospital;
  • Recuperação mais rápida do paciente.

Se você necessita de uma cirurgia e de um acompanhamento médico humanizado, então conte com a Assistência Neurocirúrgica.
Faça cirurgias com profissionais atenciosos, éticos e altamente capacitados, entre em contato e realize o procedimento de cirurgia minimamente invasiva com segurança e confiança!