Assistência Neurocirurgica Paulista

Cirurgia de Lombalgia

Como é Feita a Cirurgia de Lombalgia?

5/5 - (1 voto)

A lombalgia é uma das doenças que mais afeta a população e pode gerar diversas complicações. Isso ocorre devido a dor que a pessoa sente na região e quando não é aliviada pelos medicamentos, pode ocasionar em cirurgia como tratamento. 

Lombalgia é um dos sintomas mais frequentemente observados em medicina. Acredita-se que a maioria das pessoas apresentará este sintomas em algum momento de sua vida.

Na grande maioria das vezes é autolimitada e não precisa de tratamento específico. Em outra grande parte das situações um aconselhamento adequado realizado por especialista para mudança de atividades diárias, exercícios físicos adequados e fisioterapia resolvem os sintomas de lombalgias.

Para entender como é feita a cirurgia de lombalgia, veja a seguir como é feito o processo e suas características.  

Quando precisa operar a coluna lombar?

Quando os sintomas de dor são persistentes, incapacitantes, não respondem a tratamento clínico fisioterápico ou estão acompanhados de déficits neurológicos, uma cirurgia de lombalgia pode estar indicada.

Como é feita a cirurgia de lombalgia?

Procedimentos percutâneos conhecidos popularmente como infiltrações, ou punções da coluna lombar (radiculotomia, rizotomia, discectomia percutânea), estão indicados em casos menos severos, principalmente onde a lombalgia é o sintoma e o paciente não apresenta compressão de estruturas nervosas ou instabilidade da coluna lombar. 

Estes procedimentos são geralmente realizados em ambiente hospitalar por maior segurança; porém pacientes geralmente são submetidos a sedação leve e retornam para casa no mesmo dia do procedimento. O paciente geralmente retorna às suas atividades em poucos dias se há alívio da dor. 

Quando nervos da coluna lombar são comprimidos por hérnias de disco ou osteófitos (bicos de papagaio) cirurgias minimamente invasivas através da utilização de pequenas cicatrizes lombares podem ser realizadas através da utilização de microscópio (micro discectomias) ou endoscópio (endoscopia) de coluna. Estes procedimentos são realizados em ambiente hospitalar necessitando de internação geralmente de 1 dia.

Uma das formas de como é feita a cirurgia de lombalgia é em cirurgia maiores para tratamento, que são realizadas em casos onde há instabilidade ou deformidade da coluna lombar. Nestes pacientes, cirurgias chamadas artrodese de coluna lombar se fazem necessárias. 

Esta cirurgia também pode ser realizada por método convencional ou de maneira minimamente invasiva. Geralmente possuem tempo de recuperação e estadia hospitalares maiores.

Quais são os riscos da cirurgia de lombalgia?

A pessoa que possui lombalgia e passa por uma cirurgia pode sentir perda de sensibilidade e de controle urinário após tratamento. Mas é importante lembrar que cada caso deve ser avaliado junto ao médico para entender todo o procedimento de como é feita a cirurgia de lombalgia.   

Como é o pós-operatório da cirurgia de lombalgia

Independente do tipo de procedimento realizado é importante para o paciente seguir com a mudança de hábitos de vida, manter atividades físicas adequadas e reabilitação fisioterápica, sendo um tratamento eficaz e de altos resultados. 

Se você necessita de uma cirurgia de lombalgia, então conte com a Assistência Neurocirúrgica. Faça cirurgias com profissionais atenciosos, éticos e altamente capacitados, entre em contato e realize o procedimento com segurança e confiança! 

Close

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta