Tumor Cerebral

Como é Feita a Cirurgia para Tumor Cerebral

Dentre uma das formas de tratamento para tumor cerebral mais eficazes e seguras, podemos citar a cirurgia, que tem como objetivo retirar ou diminuir o tamanho.

A cirurgia alivia de uma vez todos os sintomas que prejudicam o dia-a-dia do paciente em sua rotina e atrapalham a sua qualidade de vida. Existem meios cirúrgicos como a cirurgia minimamente invasiva que atuam para maior conforto e sucesso no procedimento, além de beneficiarem o paciente.

Muitas pessoas podem se sentir inseguras ao descobrirem que precisam de uma cirurgia para tumor cerebral. Para esclarecer essas dúvidas, conheça mais sobre como é feita a cirurgia para tumor cerebral e adquira confiança antes de fazer o procedimento.

O que é um tumor cerebral?

Um tumor nada mais é do que um grupo de células que cresceram de maneira acelerada que sofreram mutações e houve uma má formação.

O diagnóstico para essa doença é garantido por meio de exames que são solicitados, como a ressonância nuclear magnética ou tomografia computadorizada.

Os sintomas de quem possui tumor cerebral surgem pela sonolência aumentada, dores de cabeça, náusea ou vômitos, perda de coordenação, entre outros. As causas são atreladas, geralmente, a fatores genéticos, mas não se sabe ainda sobre como surgem.

Outro detalhe para entender como é feita a cirurgia para tumor cerebral, é que existem diversos tipos de tumores. Sendo alguns deles:

• Astrocitomas;
  • Meningioma;
  • Ependimomas;
  • Gliomas.

Como é feita a cirurgia para tumor cerebral?

Uma das formas para retirar o tumor no cérebro é pela craniotomia, que ocorre a incisão no crânio para localizar o tumor e retirá-lo. A remoção do tumor pode ser feita por meio de bisturi ou outros instrumentos, dependendo de sua consistência e tamanho.

Após a retirada, é feita uma drenagem do líquido LCR (cefalorraquidiano). Também podem ser solicitados outros exames de imagem para verificar se o tumor foi retirado com sucesso.

Ao entender como é feita a cirurgia para tumor cerebral, o médico pode utilizar da cirurgia minimamente invasiva, onde permite que a pessoa não tenha sequelas e também é realizada uma pequena incisão no cérebro.

Como é o pós-operatório?

Feito a cirurgia, um médico acompanha junto do paciente a sua condição para dar a alta. Alguns sintomas podem surgir, como dores de cabeça, inchaço ou cansaço.

Graças à cirurgia minimamente invasiva, o paciente acaba se surpreendendo com a recuperação rápida, já que pode retornar para casa no dia seguinte da cirurgia.

Geralmente, demora cerca de 4 ou 8 semanas para que a pessoa retorne às atividades da rotina. Todo o caso pós-cirúrgico deve ser acompanhado pelo médico, já que dará as indicações necessárias e recomendações para uma recuperação cada vez mais eficiente.
Se você necessita de uma cirurgia na coluna, então conte com a Assistência Neurocirúrgica. Faça cirurgias com profissionais atenciosos, éticos e altamente capacitados, entre em contato e realize o procedimento com segurança e confiança!