A cirurgia minimamente invasiva é uma recente descoberta que atrai cada vez mais pessoas que esperam ótimos resultados e melhora em seus quadros de dor ou outros sintomas que atrapalham a sua rotina.
Essa cirurgia não apenas apresenta resultados surpreendentemente positivos, como também ajudam na rápida recuperação do paciente, coisa que em cirurgias tradicionais poderia levar dias para total retorno das atividades ou na volta para casa.
Conheça mais como funciona a cirurgia minimamente invasiva e saiba como esse procedimento é seguro e altamente eficaz.
O que é uma cirurgia minimamente invasiva?
A cirurgia minimamente invasiva nada mais é que um procedimento em que são feitas pequenas incisões na área comprometida ou que é a desencadeadora de dor.
Existem muitos benefícios em realizar esse procedimento, como por exemplo:
- Menor taxa de complicações;
- Redução de cicatrizes na pele;
- Menor índice de dor pós-cirurgia;
- Retorno às atividades e recuperação acelerada.
Outro fator para entender como funciona a cirurgia é que esse procedimento pode ser realizado em casos diversos de origem cerebral ou na coluna.
Durante esse tipo de cirurgia, equipamentos altamente tecnológicos são usados, como microcâmeras, fibras óticas e monitores.
O uso da câmera é essencial para o médico localizar e enxergar com detalhes o local que a cirurgia será realizada, eliminando assim a necessidade de incisões maiores para uma visão completa.
Cirurgia minimamente invasiva cerebral
Esse procedimento surgiu da evolução técnica e desenvolvimento de equipamentos modernos de localização tridimensional do crânio, endoscópios, microscópios e material de microcirurgia.
Quando bem indicada, esse procedimento permite, com a mesma segurança de métodos tradicionais, abordar lesões cerebrais com cicatrizes e craniotomia menores. Isso possibilita uma recuperação mais rápida do paciente e uma estadia hospitalar, ou tempo cirúrgico, menor.
Como funciona a cirurgia minimamente invasiva?
A cirurgia minimamente invasiva cerebral começa a ser planejada durante a consulta médica. Com o auxílio de métodos de imagem modernos que definem precisamente a patologia, o cirurgião escolhe a melhor via de acesso à lesão.
No centro cirúrgico, esta imagem é colocada em um aparelho chamado neuronavegador, que localiza precisamente a lesão no crânio do paciente e proporciona uma incisão precisa. Assim como uma trajetória adequada da lesão que possibilite menor danos a tecidos adjacentes.
Associado à técnica anestésica, cirúrgica, microscópios modernos e endoscopia, esse procedimento altamente moderno e que é cerebral, permite um tratamento de lesões cerebrais com danos a tecidos que têm que ser manipulados durante abertura menores.
Esse procedimento também pode ser realizado para tratamento de doenças como:
- Aneurisma;
- Tumores cerebrais;
- Tumores de hipófise.
Onde fazer uma cirurgia minimamente invasiva?
Contar com uma equipe especializada em como realizar uma cirurgia é essencial para garantir a você todos os benefícios citados.
Agora que você já sabe como funciona o procedimento e precisa fazer alguma cirurgia de coluna ou cerebral, conte com a Assistência Neurocirúrgica. Faça cirurgias com profissionais atenciosos, éticos e altamente capacitados, entre em contato, realize o procedimento com segurança e confiança!