As doenças degenerativas da coluna são condições capazes de comprometer a qualidade de vida e a capacidade de realizar algumas atividades cotidianas simples e necessárias.
Essas condições que se desenvolvem principalmente com o envelhecimento natural do nosso corpo na maioria das vezes, ocorrem por conta do desgaste dos componentes da coluna vertebral.
Contudo, além do fator envelhecimento, fatores genéticos, lesões e até mesmo o estilo de vida podem acelerar esse processo de deterioração.
Por isso, desenvolvemos este conteúdo para explorar um pouco mais sobre as doenças degenerativas da coluna, destacando os tipos mais comuns, os fatores de risco envolvidos e as alternativas de tratamento disponíveis.
Então, se você deseja saber mais sobre como manter a sua coluna saudável ou se está em busca de informações sobre tratamentos para doenças degenerativas da coluna, continue nos acompanhando em mais esse conteúdo!
O que são as doenças degenerativas da coluna?
As doenças degenerativas da coluna afetam tanto a estrutura quanto a função da coluna vertebral por conta do desgaste que acontece dos seus componentes ao longo do tempo.
De modo geral, essas doenças degenerativas ocorrem quando os discos intervertebrais, as vértebras e as articulações da coluna começam a se deteriorar.
Como consequência, começa a levar ao aparecimento de dor, fraqueza e diversos outros sintomas debilitantes dependendo do tipo da condição.
Dessa forma, a causa principal dessas doenças é justamente o envelhecimento natural do nosso corpo. Afinal, conforme envelhecemos, é natural que os discos intervertebrais percam a sua elasticidade e a sua capacidade de absorção de impactos.
Contudo, existem alguns outros fatores de risco que podem acelerar esse processo, incluindo:
- Genética: a predisposição genética pode acabar deixando algumas pessoas ainda mais suscetíveis a desenvolverem doenças degenerativas da coluna em algum momento de suas vidas;
- Lesões e traumas: acidentes, quedas e atividades físicas intensas podem causar danos à coluna;
- Estilo de vida: pessoas sedentárias, obesas e com má postura também podem elevar as chances de desenvolvimento dessas condições,
- Outras condições médicas: a presença de doenças como osteoporose e artrite também aumentam o risco.
Doenças degenerativas da coluna mais comuns e as suas características
As doenças degenerativas da coluna envolvem várias condições diferentes, sendo que cada uma delas possui as suas próprias características que podem afetar diferentes partes da coluna vertebral.
Por isso, separamos abaixo alguns dos tipos mais comuns de doenças degenerativas da coluna e suas principais características. Confira!
Hérnia de Disco
Este problema ocorre quando o núcleo de um disco intervertebral se desloca da sua posição habitual e esse deslocamento acaba pressionando os nervos presentes ao redor, causando bastante dor e desconforto.
Os principais sintomas incluem a presença de dor aguda, fraqueza, dormência e formigamento nas regiões afetadas. Além disso, a dor pode irradiar para os braços (se for na região cervical) ou pernas (se for na região lombar).
Nos casos de Hérnia de Disco, o desgaste natural, lesões ou traumas na coluna e a realização de alguns movimentos repetitivos representam as principais causas da condição.
Estenose Espinal
O diagnóstico da estenose espinal ocorre quando o canal espinhal acaba se estreitando e levando a uma compressão da medula espinhal e dos nervos. Essa é uma condição mais comum na região lombar e cervical.
Os principais sintomas relatados incluem dor nas costas, formigamento, fraqueza nas pernas ou braços e dificuldade para andar ou para manter o equilíbrio.
Além disso, as suas causas podem estar relacionadas com envelhecimento, artrite, esporões ósseos ou ainda a presença de hérnia de disco.
Osteoartrite da Coluna
A Osteoartrite da Coluna representa a degeneração das articulações facetárias, as articulações que conectam as vértebras.
Os sintomas podem incluir dor e rigidez na coluna, em especial após períodos de inatividade, além de uma certa perda de flexibilidade e inflamação das articulações.
Ela pode ser causada pelo processo de envelhecimento natural, desgaste natural das articulações ou por lesões anteriores.
Espondilolistese Degenerativa
Já a espondilolistese degenerativa se caracteriza por uma vértebra que desliza para frente em relação à vértebra que está abaixo dela. Isso costuma acontecer por conta da presença de um desgaste das articulações e discos.
Os sintomas mais comuns são dor lombar, dor nas pernas, fraqueza ou dormência nas extremidades inferiores e bastante dificuldade para caminhar. As suas principais causas são degeneração das articulações facetárias e dos discos intervertebrais.
Degeneração do Disco Intervertebral
Por fim, a degeneração do disco intervertebral é uma condição que acontece quando os discos perdem a sua elasticidade, flexibilidade e a sua capacidade de absorver impactos.
As dores nas costas que podem irradiar para as pernas, rigidez, perda de altura dos discos e uma redução da amplitude de movimento costumam ser os principais sinais dessas condições.
As suas principais causas incluem o envelhecimento, predisposição genética, ocorrência de lesões e desgaste repetitivo.
Alternativas de tratamento para doenças degenerativas da coluna
Sabemos que essas doenças podem causar muita dor e desconforto.
Mas, felizmente, existem várias alternativas de tratamento que ajudam a gerenciar os sintomas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Contudo, o tratamento ideal vai depender de qual é o tipo específico de doença degenerativa.
Abaixo, listamos algumas das opções de tratamento mais comuns para esses quadros:
Tratamento conservador
Essa representa sempre a primeira linha de tratamento para as doenças degenerativas da coluna e pode incluir o uso de medicação, a prática de fisioterapia, algumas mudanças necessárias no estilo de vida, bem como a adoção de terapias complementares (como acupuntura, quiropraxia e/ou massagem)
Infiltrações
Usadas para casos de dores que não respondem adequadamente aos modelos de tratamentos mais conservadores, as infiltrações podem ser uma opção eficaz.
Elas podem ser injeções de corticosteróides ou injeções de anestésicos locais, que contribuem para proporcionar um alívio mais rápido e instantâneo.
Cirurgia para doenças degenerativas da coluna
A cirurgia pode ser indicada e necessária quando os tratamentos conservadores não são capazes de dar alívio suficiente ou quando a condição está causando comprometimento neurológico.
Dentre as técnicas cirúrgicas mais comuns estão a descompressão espinhal, fusão espinhal, substituição do disco e a discectomia.
Portanto, apesar das doenças degenerativas da coluna serem bastante desafiadoras, com a combinação de tratamentos mais adequados, muitos pacientes conseguem gerenciar os seus sintomas de forma eficaz, restaurando a qualidade de vida.
Mas é indispensável consultar um especialista em coluna para obter um diagnóstico preciso e desenvolver um plano de tratamento altamente personalizado.
A Assistência Neurocirurgia Paulista oferece um atendimento especializado para ajudar os pacientes a encontrar as melhores opções de tratamento para as suas condições de coluna.
Entre em contato e faça o seu agendamento com a nossa equipe de especialistas!