Assistência Neurocirurgica Paulista

Dor nas costas

Dor nas costas: entenda quando estes sintomas são preocupantes

5/5 - (1 voto)

A dor nas costas é uma condição que acaba surgindo e afetando a qualidade de vida da grande maioria das pessoas em algum momento.

Desde desconfortos leves até dores mais complexas e debilitantes, essa condição pode ter um impacto intenso no dia a dia. Por isso, pode até prejudicar a realização de diversas atividades.

Mas, apesar de os quadros de dor nas costas se desenvolverem apenas como um resultado de esforços físicos, de má postura ou de pequenas lesões, em outras situações eles podem ser um sinal claro de problemas mais graves.

Portanto, saber reconhecer quando esses sintomas de dor nas costas são realmente preocupantes, é essencial para buscar ajuda e tratamento adequado. Assim, é possível prevenir possíveis complicações.

Se você vem sofrendo com dores nas costas e quer entender se há a necessidade de buscar ajuda profissional, continue nos acompanhando nas próximas linhas.

Sintomas de dor nas costas que merecem atenção imediata

Existem muitos casos em que a dor nas costas tem uma natureza benigna e passageira. É o caso, por exemplo, de quando o paciente realiza esforço físico maior do que o normal, quando sofre alguma queda ou dar mau jeito na coluna.

No entanto, quando alguns outros sintomas aparecem, eles podem indicar condições mais sérias que necessitam de uma atenção médica imediata para evitar a piora do quadro.

Por isso, é muito importante ficar atento a certos sinais para saber quando é necessário buscar ajuda.

Dessa forma, alguns dos sintomas de dor nas costas que precisam de atenção incluem:

Dor intensa e persistente

Se você está sentindo uma dor nas costas muito intensa que parece não melhorar com repouso ou medicação, é essencial procurar ajuda médica rapidamente.

Afinal, casos de dor intensa e persistente podem ser um sinal de lesão estrutural na coluna. É o caso de uma hérnia de disco ou até mesmo de condições como fraturas vertebrais que precisam de tratamento especializado, por exemplo.

Perda de sensação ou fraqueza

Dormência, formigamento ou fraqueza nas pernas, ou nos braços também podem ser indicativos de compressão nervosa.

Esses sintomas são bastante preocupantes, principalmente quando ocorrem subitamente ou acabam piorando rapidamente. Afinal, podem indicar a presença de condições como estenose espinhal ou lesão nervosa.

Problemas para controlar a bexiga ou o intestino

Dificuldades para controlar a bexiga ou o intestino, como casos de incontinência urinária ou fecal, por exemplo, são sinais muito claros de uma emergência médica.

Sintomas como esses podem indicar uma condição grave, chamada síndrome da cauda equina, que necessita de intervenção cirúrgica urgente para preservar a saúde do paciente.

Febre e perda de peso inexplicável

Se a dor nas costas vier acompanhada de febre, calafrios ou de perda de peso inexplicável, ela pode indicar uma infecção ou um tumor na coluna.

Esses sintomas precisam de avaliação imediata para descartar a possibilidade de infecções espinhais, abscessos ou malignidades.

Histórico de câncer

E para indivíduos que já possuem um histórico de câncer, a dor nas costas pode ser um sinal de metástase na coluna.

Portanto, é altamente recomendado informar o seu médico o mais rápido possível sobre o seu histórico de saúde e qualquer nova dor que esteja sentindo.

Quais condições podem causar dor nas costas?

Em muitos casos, quadros de dor nas costas podem estar relacionados a problemas subjacentes. Por isso, é necessário diagnosticá-los para encontrar o melhor tratamento para cada caso.

Algumas das principais condições conhecidas por causarem dor nas costas são:

  • Distensões e entorses musculares: essas lesões ocorrem quando os músculos ou os ligamentos são esticados, ou rasgados por conta de movimentos muito bruscos, levantamento de pesos pesados ou postura inadequada.
  • Hérnia de Disco: uma hérnia de disco ocorre quando o material gelatinoso presente dentro do disco vertebral extravasa para fora pressionando os nervos próximos. Isso pode causar dor intensa para os pacientes.
  • Degeneração Discal: com o envelhecimento, os discos intervertebrais podem se desgastar e perder a sua altura e elasticidade naturalmente, o que também pode levar a dor crônica nas costas.
  • Estenose Espinhal: a estenose espinhal se refere ao estreitamento do canal espinhal, que pode comprimir a medula espinhal e os nervos, causando dor nas costas, dormência e fraqueza nas pernas.
  • Espondilolistese: a espondilolistese ocorre quando uma vértebra desliza para a frente sobre a vértebra abaixo dela, causando dor nas costas e até compressão nervosa em casos mais graves.
  • Escoliose: uma curvatura anormal da coluna vertebral que pode causar dor nas costas e outras complicações dependendo da gravidade, como desalinhamento postural, por exemplo.
  • Osteoartrite: a osteoartrite é uma doença degenerativa das articulações que pode afetar a coluna vertebral, provocando o desgaste da cartilagem.
  • Fraturas: causadas por traumas ou osteoporose, as fraturas vertebrais na coluna podem levar a quadros de dor aguda e crônica na região das costas.
  • Tumores Espinhais: os tumores benignos ou malignos localizados na coluna vertebral podem causar dor nas costas acompanhada por outros sintomas como perda de peso, fraqueza e alterações na função nervosa.

É possível tratar dores nas costas?

A dor nas costas pode ser causada por uma variedade de condições, incluindo desde problemas musculares simples, até doenças mais graves que podem acabar afetando a nossa coluna vertebral e os nervos da região.

Existem diferentes abordagens para tratar dores nas costas dependendo da causa e intensidade da dor.

Os tratamentos conservadores, por exemplo, incluem repouso, modificação das atividades para evitar a dor, aplicação de calor ou frio e o uso de medicamentos de venda livre, como analgésicos e anti-inflamatórios.

Esses são alguns dos mais comuns e representam a primeira linha de tratamento.

Já para condições mais moderadas, a fisioterapia e a prática de alguns exercícios especializados podem ser opções para que o paciente consiga fortalecer a musculatura das costas e melhorar a flexibilidade.

Além disso, as terapias complementares, como acupuntura, quiropraxia e massagem terapêutica também podem contribuir para aliviar a dor e para complementar outros tratamentos. Tudo isso ajuda a acelerar o processo de recuperação.

Para casos mais sérios e complexos, as intervenções médicas, como injeções de corticosteróides, bloqueios nervosos ou até mesmo cirurgias minimamente invasivas, são tratamentos que podem ser recomendados para restaurar a qualidade de vida do paciente.

Se você está enfrentando dores nas costas persistentes ou graves, é altamente recomendado buscar ajuda especializada para iniciar o tratamento mais adequado.

Aqui na Assistência Neurocirúrgica Paulista, os especialistas em neurocirurgia possuem todo o conhecimento e a experiência necessários para diagnosticar com precisão as condições que afetam a coluna e o sistema nervoso.

Por isso, estão aptos a oferecer tratamentos muito mais personalizados e eficazes para cada caso.

Com acesso a tecnologias e técnicas modernas, você pode alcançar alívio e restaurar a sua qualidade de vida. Entre em contato e faça o seu agendamento!

Close

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta