Assistência Neurocirurgica Paulista

infiltração na coluna

Entendendo a infiltração na coluna

Avaliar post

À medida que envelhecemos nossas articulações e discos intervertebrais se desgastam naturalmente, o que pode nos levar a problemas na coluna, como hérnias de disco e estenose espinhal.

Além disso, doenças como osteoporose, artrite e espondilite anquilosante, posturas inadequadas, obesidade, sedentarismo ou mesmo lesões causadas por acidentes também são importantes fatores que podem gerar danos à coluna.

Hoje vamos falar um pouco sobre a infiltração na coluna, também conhecida como bloqueio, um procedimento simples e rápido que garante bons resultados no alívio das dores na coluna.

O que é infiltração na coluna?

A infiltração na coluna é um procedimento médico realizado através de injeção de anestésicos aplicada na coluna, com objetivo de bloquear a dor referida pelo paciente. 

Trata-se de uma prática minimamente invasiva cujo principal objetivo é o alívio de dores lombares, torácicas e cervicais, mas que pode ser utilizada como método diagnóstico para se encontrar a origem dessa dor.

Como é feita a infiltração na coluna?

A infiltração na coluna é tipicamente realizada em ambiente hospitalar (centro cirúrgico), guiada com auxílio de raios-X ou outros equipamentos de imagem para orientação, o que permite ao médico localizar, com precisão, o local da infiltração e ter certeza do local onde a medicação é administrada.

A infiltração é realizada por um médico especializado em dor, geralmente um neurocirurgião. O procedimento começa com a limpeza da área da coluna onde será feita a infiltração, geralmente com um antisséptico. Em seguida, é aplicada uma anestesia local na pele e nos tecidos moles ao redor da coluna vertebral para evitar incômodos durante o procedimento.

Quanto tempo dura o procedimento?

O tempo que leva para realizar a infiltração pode variar dependendo de vários fatores, como a gravidade da condição, a área específica da coluna a ser tratada e a técnica utilizada pelo médico. Embora existam alguns tipos de bloqueios diferentes, geralmente o procedimento dura menos de uma hora para ser finalizado. 

Tudo isso sem contar, claro, com a preparação e os cuidados pós-procedimento.

Quanto tempo dura o efeito?

Uma infiltração pode promover alívio da dor, que pode durar meses. Mas os resultados dependem de fatores individuais de cada paciente.

Os efeitos da infiltração podem ser imediatos ou podem levar alguns dias para se manifestar completamente, dependendo do tipo de medicamento utilizado e da gravidade da situação.

Como funciona o repouso pós infiltração na coluna?

Logo após o procedimento, o paciente permanece em observação por 1 a 2 horas, até que receba a alta para casa, para garantir que não haja reações adversas ao procedimento.

A principal recomendação pós procedimento de infiltração é permanecer em repouso somente durante o dia do procedimento. 

O retorno às atividades habituais varia de acordo com a patologia e a atividade do paciente.

Encontre especialistas em infiltração na coluna na Assistência Neurocirúrgica Paulista

Cada caso é único e o neurocirurgião que realiza a infiltração deve fornecer instruções específicas sobre o que esperar após o procedimento, incluindo o tempo que os efeitos da infiltração podem durar e quaisquer precauções que devam ser tomadas para evitar possíveis complicações.

É importante lembrar que a infiltração na coluna não é uma cura. A infiltração pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação, permitindo que o paciente se envolva em fisioterapia e outras formas de tratamento para ajudar a melhorar a condição. 

Aqui na Assistência Neurocirúrgica Paulista você encontra neurocirurgiões especialistas, aptos e com profundo conhecimento e habilidade para realizar infiltração e promover bem-estar e alívio das suas queixas. 

Close

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta