Artrose da coluna lombar e cervical

Conheça aqui as causas da artrose da coluna lombar e cervical, sintomas e muito mais!

Hoje em dia, é muito comum encontrarmos pessoas trabalhando em home office, especialmente depois da pandemia da Covid-19. Porém, como nem tudo são flores, essa nova modalidade de trabalho também trouxe consigo alguns agravantes também.

Os problemas na coluna, por exemplo, se tornaram muito mais comuns, aumentando também os problemas de artrose da coluna lombar e cervical.

Enfim, continue com a gente e saiba tudo sobre a artrose da coluna lombar e cervical, conheça suas causas, como é o diagnóstico e o tratamento.

Artrose da coluna lombar e cervical: o que é e quais são as causas?

A artrose da coluna lombar e cervical é um desgaste na coluna. É uma degeneração das articulações de origem inflamatória. Esse problema pode ocorrer na coluna torácica, na coluna lombar ou na coluna cervical.

As articulações são responsáveis pelo movimento correto do nosso corpo. Por isso, se elas apresentam algum tipo de problema, especialmente pelo envelhecimento do nosso organismo, acaba afetando nossos movimentos. Além disso, também gera muita dor.

Desse modo, o uso incorreto, repetitivo e por longos períodos, inflama as nossas articulações. Então, quanto maior for a inflação, consequentemente, pior será o problema.

Pessoas a partir de 50 anos e atletas, apresentam maior predisposição a artrose da coluna. Mas as principais causas também incluem:

• Sobrepeso;
  • Postura inadequada;
  • Genética;
  • Infecções;
  • Tabagismo;
  • Doenças reumatológicas;
  • Movimentos repetitivos;
  • Distúrbios autoimunes,
  • Traumas.

Artrose na coluna: tipos

Podemos dividir a artrose na coluna em dois principais tipos: artrose cervical e artrose lombar.

A artrose cervical ocorre na região na coluna que se localiza mais perto do pescoço, nas vértebras.

Em contrapartida, a artrose lombar afeta as articulações da região lombar. Nesse caso, o problema ocorre principalmente por sobrecarga na coluna e por postura incorreta.

Além disso, também podemos dividir o problema de artrose em primário e secundário. A artrose primária ocorre pelo processo de envelhecimento natural do nosso corpo.

Enquanto a artrose secundária está mais relacionada com outros aspectos, como distúrbio hormonal, traumas nas articulações, sobrepeso, dentre outros.

Sintomas da artrose da coluna lombar e cervical

É comum a artrose da coluna não apresentar sintomas no início do problema. Mas, à medida em que os estágios vão avançando, os pacientes podem apresentar sintomas como, por exemplo:

• Dor na coluna;
  • Rigidez e estalo nas articulações;
  • Movimentos mais limitados;
  • Dor crônica na região do pescoço, no quadril, no pescoço ou nos ombros,
  • Câimbras.

Normalmente, as dores e os demais sintomas da artrose da coluna lombar e cervical aumentam durante e após os pacientes se movimentarem.

Além disso, na parte da manhã, o paciente pode se sentir ainda mais debilitado. Afinal, os sintomas se intensificam devido às longas horas sem se movimentar.

Diagnóstico da artrose da coluna lombar e cervical

O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem e de exames físicos.

Alguns exames que o médico costuma solicitar são: tomografia computadorizada, ressonância magnética e exames laboratoriais.

Mas ele também avalia o histórico familiar do paciente.

Como é o tratamento?

Normalmente, o tratamento varia de acordo com o tipo de artrose, os sintomas que o paciente apresenta, bem como os resultados dos exames.

Mas os tratamentos mais comuns para o problema envolvem:

• Medicamentos para aliviar a dor;
  • Correção da postura;
  • Tratamentos fisioterapêuticos, ortopédicos e acupuntura.

Porém, no caso de pacientes que se encontram mais debilitados pela dor, o médico pode indicar tratamentos minimamente invasivos, como a rizotomia, denervação por radiofrequência e bloqueio facetário.

Contudo, se o quadro do paciente for ainda mais grave, causando problemas nos nervos e deformando as articulações, o médico pode indicar uma cirurgia.

Aliás, a artrose da coluna é um problema que pode se tornar crônico e levar a outros problemas ainda mais graves, como a osteoartrite e a hérnia de disco.

Por isso, é essencial procurar um médico logo que começar a notar os sintomas, para iniciar o tratamento correto quanto antes.

Portanto, entre em contato com a Assistência Neurológica Paulista para realizar o diagnóstico correto e preciso, e iniciar o tratamento com nossa equipe altamente capacitada.

Sem dúvida, estamos aptos a te ajudar no diagnóstico e tratamento, sempre com muito profissionalismo e empatia! Agente uma consulta e nos conheça melhor!

Veja outros tratamentos