Assistência Neurocirurgica Paulista
Home » Especialidades » Cirurgia dos tumores da medula espinhal
Os tumores da medula espinhal são muito menos frequentes se comparados aos tumores de cérebro, podem ser benignos ou malignos e mesmo não apresentando malignidade esses tumores causam diversos desconfortos, porque comprimem a medula espinhal e os nervos.
Permaneça na leitura deste artigo para entender o que são esses tumores e como funcionam as cirurgias dos tumores de medula espinhal.
A medula espinhal, também chamada de medula espinal é composta por células nervosas e se localiza no interior do canal vertebral, onde as vértebras garante a proteção medula.
A medula espinhal atua em diversos e importantes processos do nosso organismo. Sua principal função é conduzir os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzindo os impulsos e reflexos, bem como coordenando as atividades musculares. Ao sofrer algum tipo de lesão, pode desencadear diversas alterações, como paralisar nossos movimentos, por exemplo.
A principal característica dos tumores de medula espinhal se refere ao crescimento desordenado das células dentro ou ao redor da medula espinhal.
Como já dissemos no início, os tumores de medula espinhal pode ser benignos ou malignos e suas causas, na maioria das vezes, são secundárias, ou seja, o tumor se originou em outro órgão, como pulmão, próstata ou mama e migrou para a medula espinhal.
Mas também existe o tumor de medula espinhal primário, ou seja, se originou na medula espinhal.
Em ambos os casos o crescimento do tumor comprime a medula espinhal causando dores, enfraquecimentos dos músculos, espasmos, dificuldades para caminhar, instabilidade postural, entre outros.
Entre os tipos de tumor da medula espinhal, podemos citar:
O tratamento que o neurologista vai prescrever dependerá de uma série de fatores, como o tipo de tumor, a localização, as condições físicas do paciente.
Entre os possíveis tratamentos, podemos citar:
Para diagnóstico preciso de um tumor de medula espinhal são necessários exames de imagem, principalmente ressonância magnética, e assim afastar qualquer outra possibilidade de doença que afete a medula espinhal. Além disso, a biópsia será crucial para determinar o tipo de tumor para poder prescrever o tratamento mais adequado.
As cirurgias dos tumores de medula espinhal visam a retirada total ou parcial da massa, proporcionando a descompressão da medula e a redução dos sintomas.
Os tumores de coluna costumam ser agressivos e necessitam de profissionais experientes e procedimentos precisos.
A Assistência Neurocirúrgica Paulista é referência no diagnóstico e tratamento de tumores de medula espinhal e outras cirurgias minimamente invasivas para crânio e coluna.
Conte com os neurocirurgiões da Assistência Neurocirúrgica Paulista. Aqui seu atendimento é prioridade.