Assistência Neurocirurgica Paulista

Cirurgia de tumores hipofise

Cirurgia dos tumores de Hipófise

Localizada na parte central da base do crânio, a hipófise é apontada como a principal glândula do corpo humano, em razão das suas funções.

Neste artigo você vai se aprofundar nas cirurgias de tumores da hipófise, mas antes precisa entender qual a função desta glândula e a importância do seu perfeito funcionamento para a nossa saúde.

 

O que é hipófise?

Hipófise, também conhecida como glândula pituitária, é considerada a “glândula mestre” do nosso organismo. 

Isso porque a hipófise, além de produzir o GH, hormônio do crescimento e a prolactina, hormônio importante para o período de amamentação, também é responsável por controlar o trabalho de outras glândulas e órgãos, tais como:

 

  • – Tireoide (hormônio estimulante da tireoide); 
  • – Adrenal (hormônio adrenocorticotrófico ACTH); 
  • – Testículos e os ovários (hormônio folículo-estimulante e hormônio luteinizante);
  • -Pele (hormônio estimulante do beta melanócito);
  • – Cérebro e sistema imunológico (endorfinas);
  • – Cérebro (encefalinas).
 

Vale ressaltar ainda que a hipófise também armazena o hormônio antidiurético (vasopressina), que participa do controle da quantidade de água no organismo, e a ocitocina, que auxilia no trabalho de parto, ambos produzidos pelo hipotálamo, que fica localizado acima da hipófise. 

São muitos motivos para considerar a hipófise a “glândula mestra”, não é mesmo?

Agora, então, podemos entender o que são os tumores da hipófise e porque as cirurgias de tumores de hipófise são extremamente importantes para o funcionamento de todo o nosso organismo.

 

Tumores de Hipófise

O aumento excessivo de células da hipófise é fator determinante para o crescimento desordenado da glândula, o que chamamos de tumor de hipófise.

Geralmente os tumores de hipófise são benignos e o tipo mais comum são os adenomas. Este tipo de tumor não se espalha pelo corpo.

Os sintomas vão variar de acordo com o hormônio afetado, mas dependendo do tamanho do tumor, o sintoma mais comum são as dores de cabeça. Geralmente esses tumores são descobertos incidentalmente, em razão de investigação de outras causas.

Os sintomas vão variar de acordo com o hormônio afetado e tamanho do tumor.

O tumor mais frequente de hipófise chama-se prolactinoma. Esse tumor secreta o hormônio prolactina e causa em mulheres a Síndrome galactorréia-amenorréia. 

Outros tumores que secretam hormônios são os produtores de GH (acromegalia) e cortisol (Cushing) que causam diversas alterações metabólicas, dentre as quais hipertensão e diabetes.

Tumores que não produzem hormônios podem crescer e causar dor de cabeça e perda visual progressiva. 

Os tumores de hipófise podem ser tratados com medicamentos, cirurgia ou uma combinação de ambos. Vamos entender como funcionam as cirurgias dos tumores de hipófise.

 

Como funcionam as cirurgias dos tumores de hipófise?

Geralmente a indicação cirúrgica é feita para tumores grandes que afetam estruturas vizinhas ou tumores que secretam hormônios (GH/Cortisol) e seu objetivo é restabelecer o funcionamento desta e das demais glândulas que estão sob seu controle e obter melhora visual nos paciente que tem a visão afetada pelo tumor.

Atualmente as cirurgias de tumores de hipófise são realizadas através de um acesso pela cavidade nasal com uso de endoscópios que não deixam cicatrizes visíveis na face.

 

Encontre profissionais experientes para cirurgia dos tumores de hipófise na Assistência Neurocirúrgica Paulista

Somos um centro especializado em neurocirurgias, em São Paulo, que oferece o que há de melhor e mais avançado em cirurgia minimamente invasiva para crânio e coluna.

Com equipe altamente capacitada, estrutura moderna e equipamentos de última geração, dispomos de um atendimento humanizado, ético e seguro.

Confie na equipe mais experiente em cirurgia dos tumores de hipófise e demais cirurgias minimamente invasivas para crânio e coluna. Venha para a Assistência Neurocirúrgica Paulista.

 

 

 

 

 

Fale Conosco

Veja outros tratamentos