Assistência Neurocirurgica Paulista

Cirurgia para Tratamento da Neuralgia do Trigêmeo e Hemiespasmo Facial

Confira aqui tudo sobre a cirurgia para tratamento da Neuralgia do Trigêmeo e Hemiespasmo Facial!  

Viver com dores não é nada fácil. Só quem já passou ou passa por dores crônicas, sabe como as doenças que causam dores frequentes prejudicam a qualidade de vida. 

Dentre as doenças que causam dores, está a Neuralgia do Trigêmeo. Já o Hemiespasmo Facial, embora não cause dor, é uma condição muito incômoda, pois também afeta a face. 

Muitos pacientes acometidos por essas patologias, precisam recorrer à cirurgia como forma de tratamento. 

Enfim, vamos tratar dessas duas condições patológicas, explicando o que são e como é a cirurgia. 

Então, continue lendo e saiba mais sobre a cirurgia para tratamento da Neuralgia do Trigêmeo e do Hemiespasmo Facial!  

O que são Neuralgia do Trigêmeo e Hemiespasmo Facial

A Neuralgia do Trigêmeo é uma condição clínica caracterizada como uma síndrome. A doença causa intensa dor em um nervo chamado trigêmeo. 

O nervo trigêmeo é um nervo que possui funções tanto motoras quanto sensoriais. Ele fica localizado no crânio, sendo um dos 12 pares de nervos que se ligam ao tronco cerebral. 

Os três ramos do trigêmeo são responsáveis por conduzir ao cérebro, as sensações das partes média, superior e inferior da face e da cavidade oral. 

Por isso, é considerado o principal nervo da face. Quando a neuralgia o afeta, causa intensa dor ao indivíduo, levando-o a ficar incapacitado de seguir com suas atividades quando se encontra em crise.   

Em contrapartida, o Hemiespasmo Facial é uma doença que provoca contrações involuntárias nos músculos da face. 

Os espasmos são intermitentes e tendem a aumentar conforme a evolução clínica, ou quando o indivíduo se encontra em situações de muito estresse. 

No Hemiespasmo Facial, as contrações costumam iniciar nos olhos, podendo progredir para a boca e o restante do rosto. Contudo, ambas as condições são bastante incômodas e podem comprometer a qualidade de vida do paciente. 

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da Neuralgia do Trigêmeo leva em consideração o histórico clínico do paciente, observando os seus sintomas.

Mas, em geral, os médicos avaliam três critérios para diagnosticar a Neuralgia do Trigêmeo. São eles: 

  • Dores localizadas nas áreas onde está o nervo trigêmeo;
  • Dor provocada por toques que não costumam causar dor, como na face ou na boca,
  • Dores agudas que surgem subitamente e desaparecem em pouco tempo. Os pacientes descrevem as dores como sensação de choque. 

Da mesma maneira, é possível diagnosticar o Hemiespasmo Facial com base nos sintomas e na história clínica do paciente. 

Contudo, existem alguns exames que podem contribuir para complementar o diagnóstico. 

Dentre os exames utilizados para o diagnóstico de Hemiespasmo Facial, estão ressonância magnética de crânio, tomografia de crânio ou de face e eletroneuromiografia.   

Como é a cirurgia de Neuralgia do Trigêmeo e de Hemiespasmo Facial?

O tratamento cirúrgico tem sido uma opção muito comum para tratar tanto a Neuralgia do Trigêmeo quanto o Hemiespasmo Facial, nos casos em que os pacientes não respondem aos tratamentos medicamentosos. 

A cirurgia de Neuralgia do Trigêmeo e para Hemiespasmo Facial é a mesma, e o procedimento recebe o nome de Descompressão Microvascular, uma microcirurgia em que o médico afasta o vaso que comprime a raiz do nervo. 

Em seguida, o médico coloca uma esponja almofadada, para que a artéria se mantenha pulsando sem comprimir a raiz do nervo.  

Quais os benefícios da cirurgia de Neuralgia do Trigêmeo e de Hemiespasmo Facial

A cirurgia de Descompressão Microvascular é um procedimento simples e de pouco risco. Dentre os benefícios para os pacientes com Neuralgia do Trigêmeo, está o fato de 88% dos pacientes operados apresentaram melhora da dor entre 1 a 2 anos depois da cirurgia e 80% no período de 4 a 5 anos.   

Para os pacientes diagnosticados com Hemiespasmo Facial, costuma oferecer melhora imediata dos sintomas. Além disso, 91% dos pacientes ficam totalmente curados após o procedimento.    

Enfim, para tratar Neuralgia do Trigêmeo e Hemiespasmo Facial, entre em contato com a Assistência Neurológica Paulista. 

Afinal de contas, nossa equipe de especialistas é capaz de oferecer um tratamento personalizado, com foco em garantir o máximo bem-estar para os pacientes.

Com a Assistência Neurológica, sem dúvida, sua saúde está em boas mãos! Clique aqui para nos conhecer melhor!

Fale Conosco

Veja outros tratamentos