Clipagem Microcirúrgica de Aneurismas

O diagnóstico de um aneurisma assusta qualquer pessoa. Por isso, trouxemos aqui todas as informações sobre a clipagem microcirúrgica de aneurismas.

O aneurisma se caracteriza por uma dilatação na parede das artérias cerebrais, uma protuberância que pode acabar se rompendo e causar uma hemorragia cerebral.

Contudo, não são todos os aneurismas que exigem tratamento. Afinal, nem sempre apresentam sangramento ou se rompem.

Então, para saber mais sobre o problema, suas causas e como tratar, continue até o final. E confira ainda como funciona a clipagem microcirúrgica de aneurismas, uma cirurgia que tem se mostrado muito eficaz no tratamento dessa condição.

O que é a clipagem microcirúrgica de aneurismas?

A clipagem microcirúrgica é uma cirurgia utilizada no tratamento de aneurismas. Ela é feita isolando o aneurisma da circulação normal, mas sem causar qualquer bloqueio das artérias pequenas que se encontram próximas.

Durante a clipagem, o médico insere na base do aneurisma, um pequeno clique que servirá para impedir a ocorrência de sangramento ou contê-lo, caso já esteja acontecendo.

Confira a seguir os passos para a realização do procedimento:

• Aplica-se uma anestesia geral no paciente para realizar uma craniotomia, que consiste em uma abertura no crânio do paciente. Então, é feita uma suave retração do cérebro para identificar o local do aneurisma.
  • Em seguida, é o momento de inserir o pequeno clipe na base do aneurisma como forma de evitar a entrada normal de fluxo sanguíneo. Esses clipes ficarão permanentemente nas artérias e são feitos de titânio.

Quando o médico pode indicar esse procedimento?

A indicação do melhor tratamento de aneurismas e a aplicação ou não da clipagem microcirúrgica, é algo que o médico responsável irá avaliar com muita atenção.

Afinal de contas, é importante analisar a saúde do paciente e o risco de rompimento. No caso de pacientes que apresentam problemas de saúde, é possível que os médicos utilizem outra abordagem terapêutica para tratar o aneurisma.

Isso porque a clipagem microcirúrgica utiliza anestesia e entrada cirúrgica por meio do crânio do paciente. Então, avaliar cada paciente de forma individualizada é essencial para identificar o tratamento ideal para cada caso.

Além disso, para definir a melhor forma de tratamento, o médico também irá avaliar a localização do aneurisma, o seu tamanho e a sua base.

Portanto, apesar da eficácia da clipagem microcirúrgica de aneurismas, a melhor abordagem será uma decisão individualizada, que levará em conta as condições de cada paciente.

Como se preparar para a clipagem microcirúrgica

Essa é uma questão que depende muito da condição do paciente: se ele está com um aneurisma rompido, indo para a sala de emergência. Ou ainda se o procedimento será feito após um planejamento do médico.

No caso de rompimento de um aneurisma, será necessário levar o paciente para a sala de cirurgia imediatamente. Mas isso após estar com a pressão arterial estável e a equipe médica identificar o aneurisma.

Mas, se for um procedimento programado, o médico solicitará exames pré-operatórios com antecedência.

Além disso, o médico cirurgião conhecerá todo o histórico médico do paciente e passará as orientações necessárias sobre a cirurgia e os preparativos.

Quais são os riscos da clipagem microcirúrgica de aneurismas?

Como toda e qualquer cirurgia, a clipagem microcirúrgica também tem seus riscos. Por isso, é importante estar ciente de quais são eles antes de se submeter ao procedimento.

Normalmente, as complicações às quais o paciente está sujeito durante a cirurgia são:

• Convulsão;
  • Infecção;
  • Sangramento;
  • Inchaço no cérebro;
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Alergia à anestesia;
  • Vasoespasmo,
  • O clique pode não ficar bem colocado. Nesse caso, ele não fará o bloqueio correto do aneurisma. Além disso, pode até bloquear uma artéria normal.

Para tratar aneurisma cerebral ou qualquer problema neurológico, entre em contato com a Assistência Neurológica Paulista

Nossa equipe altamente especializada está preparada para te oferecer todo suporte que precisar para lidar com a condição.

Veja outros tratamentos