Hérnia de disco lombar / cervical

A hérnia de disco lombar/cervical é uma das principais causas de dor tanto na parte superior do corpo e na região do pescoço. Dependendo do caso, ela pode causar uma dor muito forte, que chega a ser debilitante.

Continue aqui e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto! Conheça ainda suas causas, como prevenir e como tratar a hérnia de disco lombar/cervical.

O que é a hérnia de disco lombar/cervical?

Nossa coluna cervical possui 7 ossos que compõem as vértebras cervicais. Esses ossos formam o nosso pescoço, ficando empilhados uns sobre os outros.

Entre as vértebras, encontramos os discos intervertebrais, estruturas na forma de anéis, cuja constituição é elástica e de tecido cartilaginoso. O seu papel é atuar amortecendo o impacto, evitando o atrito entre as vértebras.

Mas, com o passar do tempo e sendo usados de forma repetitiva, os discos intervertebrais acabam se desgastando. Isso contribui para o surgimento da hérnia de disco.

Esse tipo de problema acontece com mais frequência nas regiões lombar e na cervical. Afinal, são áreas que tendem a suportar mais cargas e apresentam maior exposição aos movimentos.

Quais são as causas da hérnia de disco lombar/cervical?

A principal causa da hérnia de disco lombar/cervical é a predisposição genética. Mas o envelhecimento, o tabagismo, a falta de atividade física e o ato de levantar e carregar peso em excesso também contribuem para o surgimento desse problema.

Sintomas

Nem sem a hérnia de disco lombar/cervical apresenta sintomas. Porém, há casos em que o paciente pode sentir dor leve, forte ou até mesmo intensa, que chega a ser debilitante.

Mas alguns dos sintomas mais comuns que os pacientes relatam são:

• Dor na coluna, na perna e/ou na coxa;
  • Espasmos na região que o problema afetou, que pode ser na lombar, no tórax ou pescoço;
  • Dor somente na perna ou na coxa;
  • Dor somente no braço;
  • Dor na coluna e no braço;
  • Rigidez na coluna;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Dificuldade tanto para andar quanto para se apoiar sobre a planta do pé,
  • Formigamento e dormência que podem vir acompanhados ou não de dor.

Contudo, os sintomas estão relacionados com a área afetada, onde houve a compressão da raiz nervosa. Por isso, eles podem variar de um paciente para outro.

Diagnóstico

O diagnóstico da hérnia de disco lombar/cervical pode ser clínico. O médico avalia os sintomas que o paciente apresenta juntamente com o que demonstra o exame neurológico.

Além disso, para identificar a dimensão da lesão e a região onde a hérnia se encontra, o médico solicita uma ressonância magnética, tomografia e raio-x.

Tratamento

Normalmente, pacientes com hérnia de disco lombar/cervical conseguem reverter o problema apenas com repouso, sessões de acupuntura, fisioterapia e medicamentos, como anti-inflamatórios e analgésicos.

Aliás, a grande maioria dos pacientes conseguem retomar suas atividades normalmente após um mês de tratamento.

Contudo, uma cirurgia é indicada somente nos casos em que as opções acima não conseguem reverter o quadro.

Como prevenir

A prevenção é sempre o melhor remédio. Por isso, adotar hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos regularmente, manter a postura correta, evitar levantar e carregar excesso de peso e realizar atividades que ajudem a fortalecer as musculaturas abdominal e paravertebral, são formas de prevenir doenças na coluna.

Enfim, para ter um diagnóstico preciso e um tratamento de excelência, entre em contato com a Assistência Neurológica Paulista!

Afinal de contas, temos uma equipe altamente especializada e estamos prontos para oferecer o melhor tratamento para a hérnia de disco lombar/cervical ou para qualquer condição neurológica que você precisar! Clique aqui para nos conhecer melhor!

Veja outros tratamentos