Assistência Neurocirurgica Paulista
Home » Especialidades » Hérnias de Disco Lombar Cervical
A hérnia de disco lombar/cervical é uma das principais causas de dor tanto na parte superior do corpo e na região do pescoço. Dependendo do caso, ela pode causar uma dor muito forte, que chega a ser debilitante.
Continue aqui e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto! Conheça ainda suas causas, como prevenir e como tratar a hérnia de disco lombar/cervical.
Nossa coluna cervical possui 7 ossos que compõem as vértebras cervicais. Esses ossos formam o nosso pescoço, ficando empilhados uns sobre os outros.
Entre as vértebras, encontramos os discos intervertebrais, estruturas na forma de anéis, cuja constituição é elástica e de tecido cartilaginoso. O seu papel é atuar amortecendo o impacto, evitando o atrito entre as vértebras.
Mas, com o passar do tempo e sendo usados de forma repetitiva, os discos intervertebrais acabam se desgastando. Isso contribui para o surgimento da hérnia de disco.
Esse tipo de problema acontece com mais frequência nas regiões lombar e na cervical. Afinal, são áreas que tendem a suportar mais cargas e apresentam maior exposição aos movimentos.
A principal causa da hérnia de disco lombar/cervical é a predisposição genética. Mas o envelhecimento, o tabagismo, a falta de atividade física e o ato de levantar e carregar peso em excesso também contribuem para o surgimento desse problema.
Nem sem a hérnia de disco lombar/cervical apresenta sintomas. Porém, há casos em que o paciente pode sentir dor leve, forte ou até mesmo intensa, que chega a ser debilitante.
Mas alguns dos sintomas mais comuns que os pacientes relatam são:
Contudo, os sintomas estão relacionados com a área afetada, onde houve a compressão da raiz nervosa. Por isso, eles podem variar de um paciente para outro.
O diagnóstico da hérnia de disco lombar/cervical pode ser clínico. O médico avalia os sintomas que o paciente apresenta juntamente com o que demonstra o exame neurológico.
Além disso, para identificar a dimensão da lesão e a região onde a hérnia se encontra, o médico solicita uma ressonância magnética, tomografia e raio-x.
Normalmente, pacientes com hérnia de disco lombar/cervical conseguem reverter o problema apenas com repouso, sessões de acupuntura, fisioterapia e medicamentos, como anti-inflamatórios e analgésicos.
Aliás, a grande maioria dos pacientes conseguem retomar suas atividades normalmente após um mês de tratamento.
Contudo, uma cirurgia é indicada somente nos casos em que as opções acima não conseguem reverter o quadro.
A prevenção é sempre o melhor remédio. Por isso, adotar hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos regularmente, manter a postura correta, evitar levantar e carregar excesso de peso e realizar atividades que ajudem a fortalecer as musculaturas abdominal e paravertebral, são formas de prevenir doenças na coluna.
Enfim, para ter um diagnóstico preciso e um tratamento de excelência, entre em contato com a Assistência Neurológica Paulista!
Afinal de contas, temos uma equipe altamente especializada e estamos prontos para oferecer o melhor tratamento para a hérnia de disco lombar/cervical ou para qualquer condição neurológica que você precisar! Clique aqui para nos conhecer melhor!