Veja aqui como funciona a microdiscectomia para hérnia lombar com e sem instrumentação por técnicas minimamente invasivas.

Dores na lombar, fraqueza nos pés e formigamento são alguns dos sintomas que a hérnia lombar causa no disco vertebral.

Para melhorar a condição do paciente, os médicos escolhem, na maior parte das vezes, a microdiscectomia.

Essa intervenção cirúrgica é minimamente invasiva e o paciente consegue voltar a sua rotina em pouco tempo. Para tirar as suas dúvidas, continue aqui com a gente!

O que é a hérnia lombar?

Nossa coluna vertebral, há a formação de várias vértebras. Elas são compostas por discos vertebrais constituídos de cartilagem e que possuem elasticidade.

A compressão das vértebras pode ser por predisposição genética, envelhecimento, uso de cigarros e falta de exercícios físicos.

Com o diagnóstico correto feito por meio de exames, a primeira opção médica é tratar com o uso de medicamentos.

Mas caso isso não alivie os sintomas e melhore a qualidade de vida, os médicos podem recomendar a microdiscectomia.

O que é a microdiscectomia?

Esse procedimento ajuda a aliviar a tensão exercida naquela região da medula espinhal. Ela é uma cirurgia fácil e é bastante comum em pacientes com problemas na coluna.

É uma microcirurgia segura que usa os equipamentos mais avançados atualmente, pois causa menor dano possível ao nervo.

Como é feita a intervenção cirúrgica?

O paciente recebe uma anestesia geral. Além disso, há ainda o uso de antibióticos no pré-operatório são injetados via intravenosa. Dessa forma, evitam-se problemas pós-cirúrgicos como inflamações, por exemplo.

Além disso, evita-se também a endocardite bacteriana que afeta as partes internas do coração.

Em seguida, é feita a cirurgia com o paciente de bruços, para o médico ter uma visão melhor da região que deverá operar.

Então, é feito um corte mínimo de 3 a 5 cm na área da coluna que o problema afetou. Portanto, é um processo pouco invasivo com o uso de afastadores específicos.

O uso do microscópio ajuda na observação da cirurgia

Um microscópico faz com que o cirurgião tenha uma melhor visualização da coluna. É feito um corte pequeno nos músculos e também em tecidos moles próximos.

O raio-x ajuda a identificar qual região vertebral necessita de tratamento.

Após a confirmação, remove-se o osso da lâmina superior do paciente visando observar melhor a coluna.

Então, é feito o recolhimento e a proteção de estruturas neurológicas e das raízes nervosas. Em seguida, retira-se a hérnia.

Além disso, usam-se equipamentos menores para conseguir a remoção de todo material. O cirurgião analisa se existem alguns fragmentos que ainda deverá retirar. Então, lava-se essa parte da coluna com soro fisiológico.

Depois, ocorre o fechamento das camadas mais profundas com suturas que o corpo possa absorver. Para fechar a pele, é comum o uso de uma cola especial, que se destina a cirurgias. Também é comum o uso de pontos que o corpo também pode absorver.

Vantagens da Microdiscectomia para hérnia lombar com e sem instrumentação por técnicas minimamente invasivas

Se não houver nenhuma complicação, a cirurgia terá uma duração de cerca de uma hora. Além disso, as cicatrizes são mínimas e, geralmente, dispensam o uso de outros procedimentos.

O paciente pode receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Mas ele terá que evitar pegar peso ou forçar a coluna nas próximas duas ou quatro semanas.

Mas é preciso evitar ficar muito tempo na mesma posição e se alongar ao longo do dia é uma recomendação médica.

Microdiscectomia para hérnia lombar com e sem instrumentação por técnicas minimamente invasivas: conheça a Assistência Neurocirúrgica Paulista!

Na Assistência Neurocirúrgica Paulista, você terá um tratamento de qualidade! Afinal de contas, contamos com profissionais dedicados e especializados!

Oferecemos um atendimento de excelência aos pacientes e técnicas cirúrgicas menos invasivas, unidas com empatia e profissionalismo.

Afinal de contas, nessas situações, é essencial encontrar profissionais experientes, que te ajudem não só no diagnóstico, quanto no tratamento adequado. Para isso, você pode contar com a Assistência Neurocirurgica Paulista!

Veja outros tratamentos