Assistência Neurocirurgica Paulista

Resseção Microcirúrgica de Tumores Cerebrais, da Base do Crânio e da Hipófise

Tire suas principais dúvidas sobre Resseção Microcirúrgica de Tumores Cerebrais, da Base do Crânio e da Hipófise aqui!

Doenças cerebrais tendem a ser bastante complexas e muitas vezes, graves. No caso dos tumores na cabeça, o diagnóstico pode ser bem difícil e demorado, o que pode comprometer o tratamento e as chances de recuperação do paciente.

Enfim, vamos tratar aqui sobre resseção Microcirúrgica de Tumores Cerebrais, da Base do Crânio e da Hipófise, visando oferecer informações que auxiliem na procura por atendimento médico.

Bem como na compreensão sobre as formas de tratamento. Sobretudo o tratamento por ressecção microcirúrgica.   

O que são tumores cerebrais?

Recebe o nome de tumor cerebral qualquer tipo de crescimento anormal de células que estejam dentro da estrutura craniana. Os tumores cerebrais podem ser tanto de aspecto benigno quanto maligno.

Nos dois casos, é necessário iniciar o tratamento quanto antes, pois eles podem afetar do sistema nervoso.

Os tumores de crânio podem causar danos no sistema nervoso por dois motivos principais. Um deles é pela doença em si. E o outro é pelo fato de o tumor poder comprimir alguma estrutura saudável do cérebro.

Os tumores cerebrais benignos têm comportamento menos agressivo e costumam evoluir mais lentamente. Em contrapartida, os tumores cerebrais malignos apresentam crescimento mais rápido e são mais agressivos.  

Quais são os tipos de tumores cerebrais?

Existem dois tipos de tumores cerebrais: primários e secundários. Os tumores cerebrais primários são aqueles que se iniciam no tecido cerebral, ou seja, nos neurônios, nos ossos do crânio, ou nos envoltórios, como as meninges.

Já os tumores cerebrais secundários são aqueles que surgem de doenças em outras partes do corpo, que enviam as células cancerígenas para o sistema nervoso em um processo chamado de metástase cerebral.

Os tumores cerebrais podem acometer pessoas em que qualquer fase da vida. Dentre os principais tumores cerebrais, podemos citar o tumor de base do crânio e de hipófise. 

O que são tumores de base do crânio?

Também chamado de craniofaringeomas, o tumor de base do crânio cresce na base do cérebro, logo acima da glândula da hipófise.

Esse tipo de tumor não costuma se espalhar, mas pode crescer e desencadear problemas decorrentes da compressão de estruturar cerebrais importantes, tais como problema de visão, distúrbios hormonais e endócrinos.

O tumor de base do crânio costuma acometer mais as crianças, os adolescentes e as pessoas jovens.  

O que são tumores da hipófise?

A hipófise é uma glândula pequena situada no centro geométrico da cabeça. Ela tem o tamanho aproximado de uma ervilha. Geralmente, os tumores que acometem essa glândula são benignos.

Os tumores de hipófise se classificam em dois tipos: funcionantes e não-funcionantes. Os tumores de hipófise funcionantes podem afetar várias partes do corpo, pois ele secreta quantidades excessivas de hormônios.

Nesses casos, podem provocar outras doenças, tais como Acromegalia, doença de Cushing e Prolactinoma.

Contudo, os não-funcionantes não secretam hormônio. Por isso, só causam danos quando crescem o suficiente para comprimir as vias ópticas. Mas, nesses casos, pode levar até à cegueira.

Quais os principais sintomas de tumores cerebrais?

Os sintomas mais comuns são:

  • Dor de cabeça;
  • Desmaios ou crises de convulsão;
  • Vômitos e náuseas associais à cefaleia (dor de cabeça);
  • Distúrbios auditivos e/ou visuais;
  • Fraqueza no corpo;
  • Piora de funções cognitivas, como a memória;
  • Movimentos involuntários;
  • Alteração na coordenação motora ou na força muscular;
  • Perda de consciência;
  • Dificuldade para falar e compreender.  

Como é o tratamento de tumores cerebrais?

É possível tratar os tumores cerebrais de diferentes formas: com cirurgia, terapias, medicamentos ou mesmo apenas o acompanhamento de sua evolução.

Contudo, a depender do aspecto, tipo e tamanho do tumor, o médico pode indicar o tratamento cirúrgico.

Mas, geralmente, quando há indicação de cirurgia, a recomendação é a ressecção cirúrgica com técnica de microcirurgia para tumores cerebrais.

Emprega-se a técnica tanto nas lesões causadas por tumores primários quanto nos casos de metástases, ou seja, nos tumores secundários. 

O que é a resseção do tumor cerebral?

A ressecção de tumor cerebral é um procedimento realizado como tratamento do tumor cerebral para remover, ao máximo, a doença. Dessa forma, evita-se danos às funções neurológicas.

Por isso, em alguns casos é possível fazer a ressecção do tumor cerebral, removendo-o completamente sem prejuízo das funções neurológicas.

Contudo, dependendo da localização do tumor, pode não ser possível a sua remoção total. Então, é realizada a ressecção parcial da lesão, também chamada de citorredução.  

Se você foi diagnosticado com tumor cerebral, da base do crânio e da hipófise, ou conhece alguém que está com algum desses problemas, saiba que a Assistência Neurológica Paulista oferece o tratamento e todo o suporte que você precisa nesse momento.

Contamos com equipamentos de ponta e uma equipe de especialistas que está pronta para te ajudar e te oferecer o melhor tratamento possível, sempre com muita empatia, profissionalismo e experiência!

Então, te convidamos a nos conhecer melhor! Clique aqui e agende uma consulta!

Fale Conosco

Veja outros tratamentos