A hérnia de disco cervical é uma condição comum que afeta a coluna vertebral, especificamente a região do pescoço, e que pode causar uma série de sintomas debilitantes para os pacientes.
Como sabemos que essa é uma condição que pode ser muito incômoda. No post de hoje, você saberá, de uma maneira mais abrangente, quais são os sintomas que podem estar associados à hérnia de disco cervical. Entenda também como é feio o diagnóstico e quais são as diferentes abordagens de tratamento que podem ser utilizadas.
Não podemos deixar de destacar que é essencial buscar um diagnóstico preciso e considerar as opções de tratamento adequadas para o seu caso, para conseguir aliviar os sintomas e promover a sua recuperação de forma eficiente.
Enfim, continue acompanhando a leitura para entender mais sobre hérnias de disco cervical e as suas principais características.
O que é hérnia de disco cervical?
A hérnia de disco ocorre quando um dos discos intervertebrais, que funcionam como amortecedores entre as vértebras da coluna, se projeta ou se rompe na região cervical.
Os discos intervertebrais são estruturas cartilaginosas que se localizam entre as vértebras da coluna vertebral, responsáveis por fornecer flexibilidade, absorver impactos e dar mais estabilidade à coluna. Assim, quando ocorre a ruptura de um disco intervertebral, poderá ocorrer compressão dos nervos espinhais ou da medula espinhal – o que pode resultar em uma série de sintomas que costumam ser bem incômodos para os pacientes.
Os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de uma hérnia de disco cervical são, de modo geral, o envelhecimento, a degeneração natural dos discos com o passar do tempo e traumatismos na região da coluna, bem como lesões provocadas por acidentes automobilísticos ou quedas, movimentos repetitivos do pescoço e também um estilo de vida sedentário.
Principais sintomas de uma hérnia de disco cervical
Os sintomas de uma hérnia de disco cervical podem variar de um paciente para outro, mas geralmente, incluem:
Dores no pescoço
A dor na região do pescoço é um sintoma comum da hérnia de disco cervical. Essa dor costuma ser localizada. Mas também pode se espalhar para outras áreas, como os ombros, braços e mãos.
Dor irradiada
A hérnia de disco cervical, além da dor localizada, também pode causar dor irradiada, ou seja, a dor que se estende para além da região do pescoço, onde realmente está o problema.
A dor da hérnia de disco pode acabar se estendendo para os braços, antebraços, mãos e dedos.
Formigamento e dormência
A compressão dos nervos na região cervical costuma gerar uma sensação de formigamento, dormência ou de \”alfinetadas\” nos braços, nas mãos e nos dedos, que são mais conhecidas como parestesia e podem ser intermitentes ou constantes.
Fraqueza muscular
A hérnia de disco cervical também pode causar fraqueza muscular na região afetada. Isso pode resultar em dificuldade para segurar objetos, realizar tarefas diárias ou levantar os braços, por exemplo.
Limitações de movimento
Além dos outros sintomas, que são mais comuns, alguns indivíduos com hérnia de disco cervical podem experimentar limitações de movimento no pescoço. Isso pode resultar em dificuldade para girar a cabeça, inclinar o pescoço para os lados ou realizar movimentos amplos.
Portanto, caso você esteja apresentando algum dos sintomas que mencionamos acima, é necessário buscar atendimento médico especializado para obter um diagnóstico preciso e receber o tratamento necessário para o seu caso.
Como é feito o diagnóstico e o tratamento?
O diagnóstico da hérnia de disco cervical envolve uma combinação de avaliação clínica e exames de imagem. O médico especialista realizará uma análise detalhada dos sintomas que estão lhe incomodando e do seu histórico médico.
Durante o exame físico, o médico pode realizar testes de força muscular, reflexos e avaliar a amplitude de movimento do pescoço.
Além da avaliação clínica, alguns exames de imagem serão necessários para confirmar o diagnóstico e obter informações mais precisas sobre a hérnia de disco, incluindo radiografias, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Contudo, o tratamento de uma hérnia de disco cervical pode variar dependendo da gravidade dos sintomas e das necessidades individuais de cada paciente. De modo geral, costuma ser um tratamento bem tranquilo, que envolve bastante repouso, uso de medicamentos para dor e inflamação, e sessões de fisioterapias.
Para casos mais graves, o médico ainda pode recomendar sessões de tração cervical e injeções de esteróides para ajudar no alívio mais rápido dos sintomas.
Desse modo, apenas quando esses tratamentos não ajudarem a resolver o problema, os médicos podem considerar uma cirurgia, para remover parcial ou totalmente o disco herniado.
Conte com ajuda especializada!
Contar com ajuda especializada é fundamental quando se trata de condições como a hérnia de disco cervical!
Na Assistência Neurocirúrgica Paulista, você encontra uma equipe de profissionais altamente qualificada e experiente que pode te ajudar, oferecendo atendimento de excelência aos pacientes que necessitam de tratamento para doenças e condições neurológicas, incluindo a hérnia de disco cervical.
Somos especialistas em cirurgias minimamente invasivas para crânio de coluna!
Conheça mais sobre as nossas especialidades e agende a sua consulta!