A coluna vertebral é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, mas por vezes podemos ser surpreendidos com um sintoma bastante incômodo que afeta nossa coluna: a dor na coluna.
Dores na coluna geralmente têm um impacto significativo em nossas vidas: restringem nossos movimentos, dificultam nossas rotinas diárias e limitam nossa vida como um todo, trazendo desconforto, irritação, afetando nossa qualidade de vida e até mesmo nossa saúde emocional.
Questões posturais, genéticas, lesões, falta de exercício físico e algumas doenças como escoliose, artrite e hérnia também são fatores importantes que desencadeiam essas dores.
Hoje nosso bate-papo será sobre a hérnia de disco. Você vai entender o que é, quais os sintomas e como pode tratar esta condição.
O que é hérnia de disco?
A hérnia é uma condição em que o material interno do disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime os nervos que se encontram próximos à coluna vertebral.
O disco vertebral, por sua vez, é uma estrutura anelar formada de tecido cartilaginoso, cuja principal função é proteger as vértebras, funcionando como uma espécie de amortecedor que fica posicionado entre as vértebras da coluna, evitando impactos e atritos entre os ossos da coluna.
Com o passar do tempo e com a realização de movimentos repetitivos, os discos invertebrais se desgastam e, muitas vezes, saem da posição normal, comprimindo raízes nervosas que dão origem às dores na coluna.
O problema acontece com mais frequência nas regiões lombar e cervical, por serem partes mais expostas ao movimento e que suportam mais carga, mas também podem acontecer na região torácica.
Quais os tipos de hérnia de disco?
A hérnia de disco pode se manifestar de diferentes formas:
- Hérnia de disco extrusa: ocorre quando o material do disco se projeta além dos limites do disco intervertebral, mas ainda está preso ao disco;
- Hérnia de disco sequestrada: ocorre quando o material do disco se solta do disco intervertebral e se desloca para o canal medular ou para o espaço em torno da medula espinhal;
- Protusão discal: tipo mais comum de hérnia, quando o disco perde seu formato oval e acontece o alargamento do núcleo do disco. Desta forma, suas paredes podem tocar em regiões de grande sensibilidade dos nervos.
O que causa a hérnia de disco?
A hérnia pode ser causada por uma série de fatores, como o envelhecimento natural, degeneração do disco, trauma e lesões, genética ou esforço repetitivo.
Ainda podemos citar aqui fatores adicionais como o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo como agentes que aumentam o risco de desenvolver a hérnia de risco.
Quais os sintomas da hérnia de disco?
O principal sintoma da hérnia de disco é, sem dúvida, a dor intensa. Dor cervical, quando localizada no pescoço, que pode irradiar para as mãos; e a dor lombar, quando afeta a coluna lombar e pode irradiar para as pernas.
Além do clássico sintoma de dor, ainda podemos citar outras manifestações:
- Dificuldade de movimentos;
- Formigamento das pernas ou braços;
- Sensação de fraqueza nos membros;
- Queimação e dor que afetam o nervo ciático.
Como tratar?
Não há dúvidas de que o principal tratamento é a prevenção. Hábitos como postura adequada, fazer exercícios regulares, manter um peso saudável e evitar levantar pesos de forma incorreta são práticas que ajudam a evitar que você sofra com os incômodos da hérnia.
Já o tratamento efetivo pode envolver medicação para controlar a dor e a inflamação, fisioterapia, repouso e, em alguns casos, cirurgia.
Como funciona a cirurgia
A cirurgia de hérnia somente será indicada após terem sido realizadas outras tentativas de tratamento, sem resposta.
A cirurgia de hérnia de disco também pode ser recomendada se houver sintomas graves, como dor intensa, dormência, formigamento ou fraqueza muscular, que não respondem ao tratamento e quando há compressão do nervo com comprometimento da capacidade de se movimentar do paciente.
Trate hérnia de disco com os profissionais da Assistência Neurocirúrgica Paulista
A escolha do procedimento cirúrgico dependerá do tipo, localização e gravidade da hérnia. O médico também vai considerar a idade e a saúde geral do paciente ao decidir sobre a cirurgia ou qualquer outro tipo de tratamento para a hérnia de disco.
Tome uma decisão acertada e conte com a seriedade e a ética dos profissionais da Assistência Neurocirúrgica Paulista.
Conheça as tecnologias e os métodos modernos de cirurgias minimamente invasivas que proporcionam mais segurança, menos risco e mais conforto na recuperação pós-operatória.
Aqui você encontra conhecimento, experiência e empatia para resolver suas questões de saúde.