Os tumores da hipófise são uma condição médica bastante comum que podem afetar a glândula hipófise, situada na base do cérebro.
Contudo, existem muitos mitos e verdades que circulam sobre os tumores de hipófise que podem acabar gerando bastante preocupação ou até mesmo atrasando o diagnóstico preciso dessa condição.
Por isso, se recebeu o diagnóstico e está em busca de mais informações sobre essa condição, continue nos acompanhando para entender o que realmente é fato e o que é mito sobre o assunto.
Mitos e verdades sobre os tumores da hipófise
Todos os tumores da hipófise são cancerígenos
Mito. A maioria desse tipo de tumor não são cancerígenos. Na verdade, esses tumores costumam ser benignos na maioria dos casos. Isso significa que não se espalham para outras partes do corpo.
No entanto, mesmo sendo benignos, eles podem causar problemas por conta da sua localização e dos seus efeitos sobre a produção hormonal.
A razão pela qual a maioria dos tumores da hipófise é benigno se relaciona principalmente ao seu comportamento celular.
Afinal, as células tumorais desse tipo de tumor crescem de maneira ordenada e não invadem outros tecidos de maneira agressiva, como ocorre com as células cancerígenas.
Contudo, eles podem causar sintomas bem debilitantes, como problemas de visão, dores de cabeça e desequilíbrios hormonais.
Apesar de serem bem raros, os carcinomas da hipófise representam os tumores malignos dessa glândula e se caracterizam pelo seu potencial de metastatizar, ou seja, de se espalhar para outras partes do corpo.
Portanto, é mito que todos os tumores de hipófise são cancerígenos. Na grande maioria dos casos, os tumores dessa glândula são benignos e os casos de tumores malignos na hipófise são muito raros.
Tumores da hipófise sempre causam sintomas graves
Mito. Outro mito bastante comum é que esses tumores sempre causam sintomas graves.
Na realidade, nem todos os tumores da hipófise causam sintomas graves. Aliás, muitos tumores pequenos, que conhecemos como microadenomas, podem ser até mesmo assintomáticos, dificultando ainda mais o seu diagnóstico.
Quando os sintomas de tumores de hipófise ocorrem, eles podem incluir dores de cabeça, problemas de visão e alterações hormonais.
Contudo, a manifestação desses sintomas pode variar dependendo do seu tamanho, da sua localização e do tipo de tumor.
Por isso, o diagnóstico precoce e o acompanhamento regular de pacientes que sofrem com tumor de hipófise são fundamentais para conseguir monitorar a condição e intervir quando for necessário, evitando a manifestação de sintomas mais graves e debilitantes.
Cirurgia é a única opção de tratamento
Mito. De fato, a cirurgia é uma opção muito importante e eficaz para muitos casos dessa condição. Contudo, ela não é a única.
Outras opções de tratamento que também podem trazer resultados muito bons incluem, por exemplo, fazer o uso de medicações para controlar a produção hormonal e optar pela radioterapia em alguns casos.
Atualmente, com o avanço da ciência e da tecnologia, é possível tratar os tumores da hipófise de várias maneiras dependendo de fatores específicos de cada caso. Isso abre um leque de oportunidades antes que seja necessário optar pela realização da cirurgia.
Mas, para ter um tratamento bem-sucedido, é essencial contar com a ajuda de médicos especializados em tumores de hipófise, capazes de avaliar qual é a melhor estratégia de tratamento para o seu caso.
Tumores da hipófise afetam apenas pessoas idosas
Mito. Os tumores da hipófise podem afetar pessoas de qualquer idade, incluindo crianças e jovens adultos. No entanto, eles são tipos de tumores que podem ser mais frequentes em adultos de meia-idade.
A maior prevalência dos tumores da hipófise é em adultos entre 30 e 50 anos. Geralmente, a detecção nessa faixa etária pode acontecer por conta da manifestação de sintomas que levam os pacientes a buscarem por atendimento médico especializado.
Mas, como não estamos falando de uma condição exclusiva de uma faixa etária em específico, é muito importante que os profissionais de saúde considerem a possibilidade de tumores da hipófise em pacientes de todas as idades que apresentem sintomas relacionados a essa condição.
Após o tratamento, o tumor da hipófise nunca mais volta
Mito. Existem muitos casos de tumores da hipófise tratados com sucesso.
Mas, apesar disso, há sempre a possibilidade de recorrência, principalmente em casos em que o tumor não foi completamente removido ou quando o paciente já possui uma predisposição genética para a condição.
Portanto, a crença de que o tumor da hipófise nunca volta após o tratamento é incorreta. A realidade é mais complexa e a possibilidade de recorrência vai depender de vários fatores e das condições específicas de cada caso.
Por isso, manter um acompanhamento regular realizando sempre novos exames de imagem, testes hormonais e consultas com especialistas, é indispensável para que pacientes que já tiveram tumor da hipófise consigam detectar e tratar qualquer recorrência o mais cedo possível.
Somente assim é possível fazer o controle eficaz da condição no longo prazo, preservando a qualidade de vida e a saúde do paciente.
Tratamento com eficiência é na Assistência Neurocirúrgica Paulista
A Assistência Neurocirurgia Paulista é uma clínica especializada em neurocirurgia que está localizada em São Paulo, sendo dedicada ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diversas condições neurológicas, incluindo os tumores da hipófise.
Nós oferecemos o mais elevado e personalizado nível de atendimento, utilizando as técnicas mais modernas de tratamento para garantir os melhores resultados. Além disso, contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados.
Se você vem sofrendo com os sintomas dos tumores da hipófise e deseja receber atendimento especializado, fale conosco e agende a sua consulta!