Assistência Neurocirurgica Paulista

neuralgia do trigêmeo

O que é neuralgia do trigêmeo e como funciona o tratamento

Avaliar post

A dor crônica é uma condição debilitante que afeta a vida das pessoas e pode ter um impacto significativo no dia a dia.

Uma dor crônica pode atingir, não apenas a saúde física, mas também a saúde mental e emocional de uma pessoa, tornando as tarefas do cotidiano difíceis e, muitas vezes, impossíveis de realizar, além de dificultar a relações pessoais, causar ansiedade, irritabilidade, insônia e nos privar até do convívio social.

No conteúdo de hoje vamos falar sobre a neuralgia do trigêmeo, uma dor que atinge a face e os músculos envolvidos na mastigação.

O que é?

A neuralgia do trigêmeo, também conhecida como nevralgia, é uma dor facial incapacitante, crônica, geralmente em choque ou facada, que ocorre devido à compressão ou irritação do nervo trigêmeo. Considerada primária quando há compressão do nervo por um vaso ou secundária quando há compressão por tumores ou outras massas. Outras doenças, como esclerose múltipla, também podem gerar estes sintomas. 

Estudos indicam que a neuralgia acomete principalmente pessoas idosas e de meia idade, mas pode afetar pessoas de todas as idades, sobretudo mulheres e hipertensos.

O que causa a neuralgia do trigêmeo?

O que causa a neuralgia é um processo conhecido como Conflito Neurovascular. 

Esse processo acontece quando um vaso ou uma artéria comprime o nervo trigêmeo, gerando instabilidade elétrica no nervo afetado. Desta forma, é liberada uma carga elétrica que simula “choques” no rosto.

A neuralgia do trigêmeo também é considerada um problema genético e a dor pode ser desencadeada por atividades cotidianas como escovar os dentes, comer, falar, fazer a barba e pode ser tão intensa ou surgir diversas vezes ao dia e afeta significativamente a qualidade de vida da pessoa.

Quais os sintomas da neuralgia do trigêmeo

A dor do nervo trigêmeo é, geralmente, na região maxilar ou mandibular do rosto, tanto direito quanto esquerdo. A condição causa dor intensa e em pontada, semelhante a um choque elétrico, no rosto, geralmente em um lado, de forma repentina, incapacitando a pessoa de exercer funções rotineiras e estas crises podem durar minutos.

Quais os tipos de tratamento?

O diagnóstico da neuralgia do trigêmeo é clínico, seguido de ressonância magnética do crânio para confirmar a existência do conflito neurovascular e afastar as causas secundárias, como cistos, tumores e esclerose múltipla.

O tratamento para a neuralgia geralmente envolve medicação para controlar a dor, como anticonvulsivantes ou relaxantes musculares, com respostas positivas.

Ainda existe o tratamento com técnicas minimamente invasivas, que é o caso da rizotomia ou da ablação, cujos resultados também costumam ser efetivos.

Os procedimentos cirúrgicos são indicados em pacientes que não respondem às medicações ou apresentam efeitos colaterais devido ao uso contínuo delas. Dentre os procedimentos mais utilizados para tratamento da neuralgia estão a descompressão cirúrgica do nervo e a compressão por balão.

Trate a neuralgia do trigêmeo com os especialistas da Assistência Neurocirúrgica Paulista

A neuralgia do trigêmeo é uma doença dolorosa que traz incômodos e limitações para a vida dos pacientes.

Procure por um especialista que prescreva o melhor tratamento de acordo com a gravidade do problema.

Encontre estes profissionais aqui, na Assistência Neurocirúrgica Paulista.

Close

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta