Assistência Neurocirurgica Paulista

Neuralgia do Trigêmeo: os melhores tratamentos para aliviar a dor

3/5 - (2 votos)

A Neuralgia do Trigêmeo, uma condição descrita como uma das dores mais intensas que um ser humano pode experimentar em muitos casos, afeta o nervo trigêmeo, responsável por transmitir sensações físicas ao cérebro.

Quando um paciente recebe o diagnóstico de neuralgia do trigêmeo, é comum que ele comece a enfrentar um dilema diário no dia a dia que envolve tentar conciliar as suas vidas com os episódios de dor que são totalmente imprevisíveis.

Por conta das características dessa condição, a ansiedade pode tomar conta e se tornar uma sombra constante na rotina desses pacientes.

Por isso, chega a afetar negativamente os seus relacionamentos, a sua carreira e a capacidade de passar bons momentos com as pessoas queridas.

Felizmente, os tratamentos para neuralgia do trigêmeo evoluíram com o tempo. Hoje em dia, existem ótimas opções que podem ser eficientes para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e é sobre esse tema que queremos conversar no texto de hoje.

Então, continue acompanhando a leitura para entender um pouco mais sobre essa condição, os sintomas que ela pode causar e quais são os melhores tratamentos para o alívio da dor.

Neuralgia do Trigêmeo: entendendo a condição e o seu impacto na qualidade de vida  

A Neuralgia do Trigêmeo é uma condição muito marcada pela sua intensidade e imprevisibilidade.

No centro de tudo isso está o nervo trigêmeo, responsável por transmitir sensações faciais para o nosso cérebro. 

O que acontece é que quando esse sistema delicado falha, o indivíduo sente uma dor extremamente intensa, que pode atingir qualquer parte do rosto e que costuma aparecer e desaparecer no formato de crises curtas e agudas.

Mas o grande problema da Neuralgia do Trigêmeo na qualidade de vida dos pacientes é que, além da intensidade da dor, a condição também atinge aspectos emocionais e sociais da vida cotidiana do paciente.

Os indivíduos diagnosticados com neuralgia do trigêmeo vivem em um constante estado de alerta, já que a dor pode ser desencadeada por estímulos tão simples quanto um toque suave no rosto.

Este estado constante de ansiedade, consequentemente, acaba contribuindo para que eles desenvolvam níveis elevados de estresse e ansiedade, afetando diretamente a qualidade de vida do paciente.

Contudo, além dessa angústia física e emocional, a Neuralgia do Trigêmeo também pode impor limitações nas atividades diárias. 

Por isso, tarefas super simples que já estamos acostumados a realizar, como escovar os dentes, comer ou falar, se tornam verdadeiros desafios.

Principais sintomas associados à Neuralgia do Trigêmeo 

Além dos episódios de dor, a Neuralgia do Trigêmeo pode apresentar alguns outros sintomas que também são debilitantes. Vamos conhecer alguns dos principais:

  • Dor aguda: a principal característica da Neuralgia do Trigêmeo é a dor intensa, muitas vezes descrita como uma sensação de choque elétrico. 

Essa dor aguda, geralmente, surge de forma unilateral e localizada em áreas específicas do rosto, como mandíbula, bochechas e testa.

  • Gatilhos comuns: certos estímulos podem desencadear episódios de dor associada a Neuralgia do Trigêmeo.

Toques leves, como lavar o rosto, vento suave ou até mesmo falar, podem ser suficientes para desencadear a dor intensa. E a alta sensibilidade a esses gatilhos é um sintoma bem específico da condição.

Dor recorrente e paroxística: a dor associada à neuralgia do trigêmeo é episódica, com períodos de remissão e recorrência.

Os pacientes podem passar por fases em que a dor é menos frequente ou menos intensa. Assim como também podem ter fases de recorrência súbita e debilitante.

  • Dificuldades nas atividades diárias: a dor intensa pode levar a dificuldades nas atividades diárias

Comer, beber, falar e realizar tarefas simples acabam sendo desafios difíceis de superar, impactando diretamente na qualidade de vida e na independência funcional do paciente.

  • Impacto Psicológico: além dos sintomas físicos, a Neuralgia do Trigêmeo também desencadeia alguns impactos psicológicos.

A constante ameaça de dor pode levar a altos níveis de estresse, ansiedade e quadros de depressão em alguns casos, afetando ainda mais o bem-estar mental dos pacientes.

Melhores opções de tratamentos para alívio da dor da Neuralgia do Trigêmeo

O tratamento da Neuralgia do Trigêmeo visa aliviar principalmente a dor intensa e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Como estamos falando de uma condição bem complexa, as opções de tratamento abrangem desde abordagens medicamentosas convencionais, até procedimentos mais invasivos.

Dessa forma, cada indivíduo poderá encontrar o tratamento mais eficiente para o seu próprio quadro.

Aqui estão algumas das melhores e principais opções de tratamento para Neuralgia do Trigêmeo:

Medicamentos anticonvulsivantes

Anticonvulsivantes costumam ser prescritos para controlar os episódios que se associam à Neuralgia do Trigêmeo. 

Esses medicamentos ajudam a estabilizar a atividade nervosa. Dessa forma, reduzir a sensibilidade aos estímulos que desencadeiam a dor.

Analgesia com agentes neuropáticos

Pode-se incorporar algumas drogas bem comuns no plano de tratamento para tratar a dor neuropática para aliviar a dor crônica da Neuralgia do Trigêmeo.

Procedimentos minimamente invasivos

Procedimentos como a injeção de glicerol ou o uso de radiofrequência podem ser alternativas para tentar desativar, temporariamente, as fibras nervosas afetadas. 

Essas intervenções são usadas na tentativa de modular a atividade do nervo trigêmeo, pois ajudam a reduzir a frequência e a intensidade dos episódios de dor.

Cirurgia microvascular

Em casos mais graves e refratários, a cirurgia microvascular, também conhecida como descompressão do nervo trigêmeo, pode ser uma opção a se considerar. 

Esse procedimento alivia a pressão sobre o nervo. Dessa forma, reduz a ocorrência de episódios de dor.

Estimulação do Nervo Vago

A estimulação do nervo vago é uma abordagem mais recente para tratar Neuralgia do Trigêmeo, que envolve a implantação de um dispositivo para modular a atividade do nervo. 

Apesar de ser uma opção menos invasiva em comparação com certas cirurgias, a eficácia a longo prazo continua sendo avaliada por pesquisas que estão em andamento.

Acupuntura

A acupuntura é uma prática que envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo. 

Aliás, muitos pacientes relatam que perceberam um grande alívio da dor após sessões regulares de acupuntura para tratar neuralgia do trigêmeo.

De todo modo, é muito importante destacar que o tratamento ideal pode variar conforme a gravidade dos sintomas, a resposta individual do paciente e diversos outros fatores clínicos.

Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma abordagem combinada, incorporando tanto métodos medicamentosos, quanto procedimentos invasivos.

Mas o fator mais importante para ter bons resultados é contar com o auxílio de profissionais qualificados e especializados em condições neurológicas.

Aqui na Assistência Neurocirúrgica Paulista, contamos com os melhores médicos neurologistas que se especializaram no tratamento de condições complexas, como a Neuralgia do Trigêmeo.

Portanto, se você ou alguém próximo sofre com essa condição e busca por um tratamento eficiente para aliviar os sintomas, não hesite em consultar com os nossos especialistas.

Fale conosco agora mesmo e agende a sua consulta!

Close

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta