Assistência Neurocirurgica Paulista

tumores de hipófise

Pós-operatório da Cirurgia dos Tumores de Hipófise: Confira como funciona

4.6/5 - (5 votos)

Tumores de hipófise: Passar por um procedimento cirúrgico requer uma equipe de médicos e profissionais que auxiliam para a retirada de tumores. 

A hipófise, também chamada de glândula-mãe, é uma pequena glândula localizada no centro da cabeça que secreta hormônios responsáveis pela regulação da função de diversos outros órgãos no corpo.

Quando alguém pesquisa sobre essa cirurgia, pode se sentir inseguro sobre o funcionamento e o processo que ocorre durante e após a realização de cirurgia. Mas para que você se sinta mais seguro para realizar o procedimento, explicaremos como funciona essa cirurgia. 

Se você precisa passar por esse procedimento, saiba como é o Pós-operatório da cirurgia dos tumores de Hipófise e algumas características importantes. 

Como surgem tumores de hipófise?

Tumores crescem nessa glândula a partir de células que secretam hormônios (prolactina, gh, acth, tsh), ou células que não secretoras. Com o crescimento destes tumores, o paciente pode apresentar sintomas de hipersecreção hormonal como:

Síndrome de galactorréia (saída de leite pelos mamilos), amenorréia (ausência da menstruação), observada em pacientes portadores de tumores que secretam prolactina. 

Outros problemas também podem desencadear os tumores de hipófise, como a doença de Cushing, devido a secreção do hormônio acth que desencadeia aumento de peso.

Além disso, aparecimento de estrias no corpo, hipertensão arterial sistêmica ou diabetes melito também podem ocasionar nos tumores de hipófise. Acromegalia e gigantismo devido ao aumento da secreção de GH que também causa alteração do formato de extremidades, assim como diabetes e hipertensão arterial sistêmica.

Os pacientes também podem apresentar queixas de deficiência hormonal devido a compressão da glândula normal ou perda visual progressiva decorrente do crescimento do tumor. No caso dos tumores não secretores estes últimos são os únicos sintomas.

Como é feita a cirurgia dos tumores de hipófise?

Excluindo os prolactinomas, todos os outros tumores de hipófise são de tratamento cirúrgico.

Atualmente a cirurgia para tumores de hipófise é denominada de cirurgia transesfenoidal endoscópica.

É realizada através do nariz com a utilização de um endoscópio especial e tem por objetivo a ressecção do tumor e preservação da glândula normal e restabelecimento da função visual nos pacientes que apresentam déficit.

Como é o pós-operatório de uma cirurgia? 

Os pacientes submetidos a cirurgia para tumor de hipófise geralmente são monitorados em hospital alguns dias no pós-operatório para avaliação das funções hormonais. 

Como a cirurgia é realizada através das narinas, não há cicatriz facial e o paciente apresenta no pós-operatório apenas uma queixa de desconforto nasal. Geralmente o paciente é liberado para atividades de trabalho algumas semanas após o procedimento.
Se você necessita de uma cirurgia na coluna, então conte com a Assistência Neurocirúrgica. Faça cirurgias com profissionais atenciosos, éticos e altamente capacitados, entre em contato e realize o procedimento com segurança e confiança! 

Close

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta