cirurgia de coluna

Tipos de Cirurgia de Coluna: Conheça as 5 principais

A cirurgia de coluna pode ser motivo de dúvida para muitas pessoas que precisam passar pelo procedimento.

O processo de degenerativo de envelhecimento da coluna cervical, ou lombar, pode gerar em algumas pessoas quadros de dor (cervicalgia e lombalgia) secundários, e também a compressão de nervos por discos como pex em hérnias de disco, ou osteófitos conhecidos popularmente como bico de papagaio.

Também processos degenerativos e congênitos podem ocasionar instabilidade da coluna vertebral causando dor.

Na maioria das vezes tratamentos fisioterápicos e de reabilitação são utilizados como primeira escolha no manejo de lombalgias e cervicalgias, mas quando o médico recomenda a cirurgia, então é importante entender quais são os principais tipos de cirurgia de coluna, confira.

Quando a cirurgia de coluna é indicada?

Geralmente a cirurgia de coluna é indicada quando a dor (cervicalgia/lombalgia) é persistente, severa e não responde a tratamento clínico ou fisioterápico. Ou se é acompanhada de algum déficit neurológico.

É importante acompanhar com o seu médico qual é o melhor tratamento e se a cirurgia é o ideal.

Tipos de cirurgia de coluna

Prótese de disco cervical

Esse é um dos tipos de cirurgia de coluna que substitui uma articulação, também chamada de artroplastia. A substituição é feita por um disco cervical que é artificial e é inserido no espaço em que o disco anterior foi removido.

Essa cirurgia é altamente eficaz para que o paciente não sinta dor na região e também para prevenção de déficits neurológicos.

Corpectomia cervical

Nesse procedimento é feito a retirada do osso vertebral e do disco intervertebral para aliviar sintomas de dor que são causados pela pressão da medula espinhal.

Doenças como a hérnia de disco ou osteófitos são algumas das causas que comprometem a sua coluna e em um quadro avaliado pelo médico pode ser necessário a cirurgia.

Cirurgia da coluna descompressiva

Chamamos de cirurgia de coluna descompressiva procedimentos que tem por objetivo retirar pedaços de cartilagem (hérnia de disco), ou barras ósseas (osteófitos) que estejam causando compressão nervosas.

Essa compressão nervosa pode ser em raízes, gerando dor local (lombalgia/cervicalgia), ou irradiada (lombociatalgia/cervicobraquialgia) para as pessoas que sofrem com esse problema.

Dependendo do caso, este é um dos tipos de cirurgia que podem ser realizados de forma minimamente invasiva com a utilização de microscópio, (pex microdiscectomia) ou endoscópio (cirurgia endoscópica de coluna).

Artrodese

Em algumas situações, os discos da coluna cervical e lombar necessitam de substituição por prótese (cages de coluna) em cirurgias que denominamos de artrodese de coluna lombar, ou cervical. Estas próteses também são utilizadas em pacientes que possuem sinais de instabilidade da coluna.

ACDF

Em pacientes jovens portadores de doença discal cervical podem ser utilizadas próteses de disco que possibilitam a mobilização do segmento.

Porém, se estes pacientes apresentam processo degenerativo avançado ou instabilidade, está indicado um dos tipos de cirurgia de coluna, que é a cirurgia de fusão denominada ACDF.

Como é a recuperação da cirurgia de coluna?

Tanto o tratamento clínico quanto cirúrgico depende também de um comprometimento do doente em mudança de estilo de vida.

Cirurgias para o controle da dor podem ser realizadas em pacientes que não respondem a tratamento clínico e fisioterápico e objetivam um controle de dor para possibilitar que paciente realize uma reabilitação adequada.

Geralmente, apesar de realizadas em ambiente hospitalar, necessitam apenas de poucas horas de internação e o paciente pode retornar às atividades brevemente.

Se você necessita de uma cirurgia, então conte com a Assistência Neurocirúrgica. Faça cirurgias com profissionais atenciosos, éticos e altamente capacitados, entre em contato e realize o procedimento com segurança e confiança!