tumor cerebral

Efeito Colateral da Retirada de Tumor Cerebral: Entenda o processo

5/5 - (3 votes)

Tumor cerebral é uma massa que cresce dentro do cérebro ou seu envoltório decorrente da proliferação celular anormal.

Os tumores intracerebrais primários do adulto mais frequentes são denominados de gliomas (astrocitomas/glioblastomas) e podem ser considerados benignos ou malignos dependendo de sua etiologia.

Dos tumores que crescem comprimindo o cérebro o mais frequente chama-se meningioma que na maioria das vezes é benigno.

Se você tem dúvidas sobre essa cirurgia, confira qual é o efeito colateral da retirada de tumor cerebral e compreenda o processo.

Como é a cirurgia de retirada de tumor cerebral?

A cirurgia é o tratamento usual para a maioria dos tumores cerebrais. Para a retirada destes tumores é necessário a realização de uma abertura no crânio que é chamada de craniotomia.

Sempre que possível o cirurgião tem por objetivo a remoção completa do tumor. Em algumas circunstâncias isso não é possível sem a lesão de áreas funcionantes do cérebro, que envolve o efeito colateral da retirada de tumor cerebral.

Nestes casos, a remoção parcial ainda sim é benéfica, pois alivia sintomas decorrentes da compressão cerebral e facilita tratamentos complementares como radioterapia ou quimioterapia.

Atualmente, a cirurgia de retirada de tumor cerebral é realizada com equipamentos modernos que permitem a localizar exatamente a lesão na cabeça como a neuronavegação. Também a utilização de microscópios modernos permite a diferenciação na cirurgia do tecido tumoral em relação ao cérebro normal.

Efeito colateral da retirada de tumor cerebral

Dentre o efeito colateral da retirada de tumor cerebral, podemos citar algumas situações que podem ocorrer após a realização do procedimento. Alguns sintomas incluem:

• Náuseas;
  • Vômito;
  • Desconforto respiratório ou dor;
  • Infecções;
  • Dores de cabeça;
  • Dificuldades na visão ou fala.

Importante lembrar que nas últimas décadas, com os aprimoramentos de técnicas cirúrgicas anestésicas e equipamentos, a cirurgia para ressecção de tumores cerebrais se tornou mais segura, diminuindo em muito o risco de efeitos adversos.

Quais são os riscos da cirurgia de retirada de tumor cerebral?

Devido a modernização da cirurgia, equipamentos e a correta escolha do método de remoção dos tumores cerebrais, os risco do procedimento como novo déficit funcional como piora de força, ou sensibilidade diminuiu muito e tornou este procedimento bem seguro de ser realizado na maioria das situações.

Como exemplo disso, durante o procedimento de retirada de tumor cerebral, também é realizada a monitoração da função cerebral contínua através da monitorização eletrofisiológica.

Essa monitorização permite a observação da função de diferentes áreas cerebrais durante o procedimento diminuindo a chance da cirurgia causar danos como novas perdas de função neurológica durante a realização do procedimento.

Portanto, você pode contar com a ajuda de médicos profissionais que utilizam esses equipamentos modernos para ter a menor chance de risco possível.

Se você necessita de uma cirurgia de retirada de tumor cerebral ou acompanhamento médico humanizado, então conte com a Assistência Neurocirúrgica.

Faça cirurgias com profissionais atenciosos, éticos e altamente capacitados, entre em contato e realize o procedimento com segurança e confiança!