Tumor Cerebral

Tipos de Cirurgia para Retirar Tumor Cerebral: Confira os principais

4.9/5 - (105 votes)

Para garantir melhora em seus sintomas, uma cirurgia para retirar tumor cerebral é um dos melhores tratamentos para eliminar ou diminuir esse incômodo.

Existem 2 tipos de cirurgia para retirar tumor cerebral, sendo que cada um possui sua particularidade.

Para que você tenha um maior conhecimento sobre ambos procedimentos, confira mais os tipos de cirurgia de tumor cerebral e fique mais tranquilo se você precisa realizar algum dos dois.

Como surge um tumor cerebral?

O tumor cerebral surge da proliferação anormal de células do cérebro, ou seu envoltório. Essa proliferação ocasiona em sintomas devido ao aumento da pressão dentro da cabeça como cefaléia, perda de função neurológica ou convulsões.

As causas podem ser hereditárias, como também não hereditárias. O fumo de tabaco pode causar não apenas o câncer no pulmão, como também outros, já que a substância danifica os genes.

A maioria dos pacientes portadores de tumor cerebral sintomáticos precisarão de um dos tipos cirurgia para retirar tumor cerebral.

Tipos de cirurgia para retirar tumor cerebral

Craniotomia

Esta cirurgia é realizada por meio de um procedimento chamado craniotomia, onde se retira um pedaço do osso do crânio para acessar a lesão. Este pedaço é recolocado e o crânio reconstruído no final da cirurgia.

O objetivo principal da cirurgia da remoção de tumor cerebral é a retirada completa do tumor com a preservação funcional do paciente.

Em situações especiais, os tumores são ressecados somente parcialmente, com objetivo de melhorar os sintomas dos doentes e não ocasionar déficits neurológicos novos.

Neuroendoscopia

Em lesões de muito difícil acesso cirúrgico, pode se indicar uma biópsia realizada com uma punção através de agulha.

O cirurgião faz apenas uma perfuração no crânio utilizando uma técnica chamada estereotaxia, que introduz uma agulha exatamente na localização do tumor, retirando um pequeno fragmento para ser analisado em laboratório.

Em outras situações, principalmente em tumores localizados na base do cérebro, um equipamento chamado endoscópio pode ser utilizado com objetivo de ampliar a visão do cirurgião e aumentar a retirada do tumor.

Quais são os efeitos colaterais?

Na maioria das vezes, após a cirurgia o paciente é encaminhado à UTI para controle de dor e observação neurológica, onde permanece geralmente poucos dias e posteriormente com acompanhamento da recuperação em quarto hospitalar.

Nos primeiros dias depois da cirurgia, o paciente pode sentir:

• Dores de cabeça;
  • Cansaço;
  • Edema;
  • Inchaço.

O médico acompanha a recuperação do paciente de perto e, quando encontra condições favoráveis nos sintomas sentidos pela pessoa, acaba dando alta.

O uso de medicamentos também podem ser indicados para alívio de desconfortos.
Se você necessita de um dos tipos de cirurgia para retirar tumor cerebral, então conte com a Assistência Neurocirúrgica. Faça cirurgias com profissionais atenciosos, éticos e altamente capacitados, entre em contato e realize o procedimento com segurança e confiança!