Assistência Neurocirurgica Paulista

Vivendo com Artrose da Coluna: Estratégias para Alívio da Dor

Avaliar post

A artrose da coluna representa, infelizmente, uma manifestação muito comum do processo de envelhecimento. É um problema que pode atrapalhar bastante o dia a dia dos pacientes, causando dor e rigidez até nas atividades mais básicas.

Quando o diagnóstico da artrose da coluna é entregue, muitos pontos de dúvida começam a se manifestar na mente dos pacientes, principalmente relacionados aos métodos de tratamento.

Bem como sobre as melhores estratégias para alívio da dor e melhoria da qualidade de vida.

Por isso, vamos adentrar um pouco mais no mundo da artrose da coluna e compartilhar com você algumas das melhores estratégias para lidar com a dor e garantir o seu bem-estar convivendo com essa condição. Acompanhe!

O que é artrose da coluna e como afeta a vida dos pacientes?

A artrose da coluna, também conhecida como osteoartrite vertebral, é uma condição degenerativa que afeta as articulações da coluna vertebral.

A coluna vertebral é composta por diversas vértebras e discos intervertebrais. A artrose nessa região envolve principalmente o desgaste progressivo da cartilagem que reveste as articulações entre as vértebras.

A cartilagem desgastada acaba levando ao atrito entre as vértebras, resultando em dor, rigidez e perda de flexibilidade. 

Além disso, o corpo pode responder à artrose formando osteófitos, ou esporões ósseos, que são crescimentos ósseos adicionais destinados a estabilizar a articulação afetada. 

Em alguns casos, eles podem contribuir para a compressão de nervos, causando desconforto adicional.

Alguns dos principais sintomas que podem se manifestar e que estão relacionados com artrose da coluna incluem:

  • Dor nas costas que pode variar de leve a intensa;
  • Dificuldade em realizar movimentos normais da coluna;
  • Dificuldade em realizar movimentos de torção ou inclinação;
  • Em casos mais avançados, a compressão de nervos pode levar a formigamento, fraqueza ou até mesmo à perda de controle motor,
  • Limitações nas atividades diárias e na capacidade de realizar exercícios.

Mas o fato é que esses efeitos causados pela artrose da coluna são capazes de afetar muito a qualidade de vida dos pacientes. Desse modo, faz com que eles busquem por estratégias eficazes para aliviar as dores e os sintomas.

Estratégias para alívio da dor da artrose da coluna e maior qualidade de vida

Conhecendo as limitações que a artrose da coluna pode proporcionar, separamos aqui algumas dicas práticas e estratégias para conviver com a artrose da coluna e restaurar a qualidade de vida. Confira!

Uso de medicação adequada

Consulte um profissional de saúde para avaliar a necessidade de fazer uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para lidar com as dores causadas pela artrose da coluna.

Fisioterapia

A fisioterapia pode ser muito benéfica para muitos tipos de dores de artrose da coluna. Afinal de contas, ela melhora a função física e a reduz o desconforto da condição.

Alguns exercícios específicos, técnicas de mobilização e alongamentos podem fortalecer os músculos e as articulações, melhorando a qualidade de vida.

Técnicas de relaxamento e gerenciamento de estresse

Algumas práticas como meditação, ioga e respiração profunda também podem ajudar a reduzir a tensão muscular e a aliviar o estresse. Por isso, também contribui para o alívio da dor de certa forma.

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, para aliviar a dor e promover o equilíbrio. 

Em pacientes que lutam diariamente com artrose da coluna, as técnicas de acupuntura podem funcionar muito bem para a gestão da dor sem a necessidade de utilizar medicamentos diariamente.

Exercício regular

A atividade física regular é indispensável para manter a saúde geral e pode ajudar na redução da dor de artrose da coluna, pois promove a liberação de endorfinas, substâncias químicas naturais do corpo com propriedades analgésicas.

Adequação ergonômica

Se você recebeu o diagnóstico de artrose da coluna, se certifique de que a sua postura e a ergonomia no ambiente de trabalho, nas atividades diárias e até mesmo na hora do sono, estejam corretas e adequadas. 

Isso é essencial para prevenir e aliviar dores musculares e articulares relacionadas à artrose da coluna, bem como a piora do quadro.

Terapias alternativas

Além dos métodos de terapias que já citamos aqui, a massagem terapêutica, quiropraxia e outras terapias alternativas podem se tornar ótimas aliadas para aliviar certos tipos de dor e sintomas de artrose da coluna. 

Contudo, procure por um profissional realmente especializado no assunto.

Considerações avançadas: estratégias de alívio para quadros complexos de artrose da coluna

Quando as estratégias convencionais não conseguem proporcionar o alívio esperado da dor ou a melhoria na qualidade de vida dos pacientes, pode-se considerar opções mais avançadas de tratamento.

É o caso, por exemplo, de intervenções cirúrgicas e algumas novas abordagens médicas.

Opções cirúrgicas

Dentre as opções cirúrgicas, algumas das metodologias que podem se destacar incluem:

  • Artrodese espinhal: envolve a fusão de duas ou mais vértebras, eliminando a mobilidade entre elas. Isso pode aliviar a dor ao estabilizar a coluna vertebral, mas também limita a amplitude de movimento.
  • Discectomia e descompressão: em casos de compressão de nervos, pode ser feita a remoção cirúrgica do material comprimindo os nervos.
  • Laminectomia: a laminectomia envolve a remoção de parte da lâmina vertebral para aliviar a pressão sobre a medula espinhal e os nervos.
  • Substituição de disco artificial: em alguns casos, a substituição do disco danificado por um disco artificial pode ser uma opção para manter a mobilidade na coluna.

Abordagens médicas para tratar artrose da coluna

Já com relação às novas abordagens médicas que têm se mostrado eficiente para lidar com as dores da artrose da coluna e melhorar qualidade de vida, podemos destacar:

  • Estimulação da medula espinhal: a estimulação da medula espinhal, que envolve a implantação de eletrodos para modular sinais de dor, pode ser uma opção para controlar a dor crônica associada à artrose da coluna.
  • Injeções intra articulares ou epidurais: injeções de corticosteróides ou ácido hialurônico diretamente nas articulações ou na área epidural, podem proporcionar alívio temporário da dor.
  • Injeções de PRP (Plasma Rico em Plaquetas) ou Células-Tronco: a aplicação de PRP ou células-tronco nas articulações afetadas pode estimular a regeneração e reduzir a inflamação.

Mas é muito importante ressaltar que cada paciente pode reagir de uma maneira diferente aos tratamentos e estratégias para alívio da dor da artrose da coluna.

Por isso, é muito importante explorar as opções mais adequadas juntamente com um médico especialista no assunto.

Afinal, pode ser necessário combinar métodos diferentes de gestão da dor em alguns casos para conseguir melhorar a qualidade de vida do paciente de forma eficiente.

Tratando a artrose da coluna de forma personalizada!

Como comentamos, para alcançar o alívio da dor associada à artrose da coluna, é indispensável adotar estratégias personalizadas para cada caso. Mas isso não deve ser feito sem a orientação e a permissão de um médico especializado.

Na Assistência Neurocirúrgica Paulista, contamos com profissionais que dominam a artrose da coluna. Por isso, podemos te indicar quais são as formas de tratamento mais adequadas para o seu caso.Portanto, se você não aguenta mais sofrer com as dores e quer restaurar a sua qualidade de vida rapidamente, entre em contato e agende a sua consulta na Assistência Neurocirúrgica.

Close

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta