Assistência Neurocirurgica Paulista

Hérnia de disco e dor na coluna: quando a cirurgia é indicada?

Avaliar post

A hérnia de disco e dor na coluna são alguns dos problemas que afetam milhões de pessoas e que podem comprometer bastante a qualidade de vida desses pacientes.

Geralmente, é possível tratar essa condição de forma eficaz simplesmente com o auxílio de medidas conservadoras, como a fisioterapia, uso de medicações e algumas mudanças no estilo de vida, por exemplo.

No entanto, existem algumas situações em que a cirurgia pode acabar se tornando a melhor opção para aliviar a dor e restaurar os movimentos.

A seguir, vamos entender quando a cirurgia de hérnia de disco pode ser indicada.

Hérnia de Disco e Dor na Coluna: Quais São as Causas Desses Problemas?

A hérnia de disco e dor na coluna são questões de saúde que ocorrem quando o disco intervertebral, uma estrutura que funciona como um “amortecedor” e fica presente entre as vértebras da nossa coluna, se desloca ou se rompe por algum motivo. 

Dessa forma, acaba gerando uma pressão nos nervos localizados ao redor.

De modo geral, isso pode acontecer por diversos motivos, sendo os principais e mais comuns:

  • Envelhecimento natural, que leva ao desgaste natural dos discos;
  • Má postura no trabalho ou no dia a dia;
  • Esforço repetitivo, como levantar peso de forma inadequada;
  • Sedentarismo, que enfraquece a musculatura da coluna,
  • Traumas causados por quedas ou acidentes.

Os sintomas podem variar de um leve desconforto a dores intensas. Assim como sensação de formigamento, perda de força nos membros e até mesmo dificuldade para conseguir caminhar.

Quando a Cirurgia se Torna Necessária?

O tratamento da hérnia de disco começa geralmente com medidas não cirúrgicas, como medicamentos, fisioterapia, acupuntura e infiltrações.

No entanto, em alguns casos, a cirurgia pode ser indicada, especialmente quando:

  • A dor se torna incapacitante para o paciente, mesmo com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios regularmente;
  • Ocorre perda de força muscular nas pernas ou nos braços, dificultando a realização de movimentos simples;
  • O paciente apresenta sintomas neurológicos, como formigamento intenso e dormência persistente;
  • A compressão nervosa é muito severa, levando à perda de controle da bexiga ou do intestino (síndrome da cauda equina),
  • Não há melhora após alguns meses de tratamento conservador.

Quais São as Opções Cirúrgicas?

Os avanços na neurocirurgia estão garantindo acesso a técnicas cada vez menos invasivas para tratar a hernia de disco. Por isso, estão permitindo um processo de recuperação mais rápido e menores riscos aos pacientes.

Atualmente, as opções de cirurgia para casos de hérnia de disco mais comuns incluem:

Microdiscectomia

É a técnica mais utilizada para remover a parte do disco que está comprimindo o nervo. Feita com pequenas incisões, proporciona alívio rápido da dor e exige um tempo reduzido de recuperação.

Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna

Nesse procedimento, utilizamos equipamentos modernos para realizar a descompressão do nervo sem necessidade de grandes cortes. Dessa forma, é possível reduzir sangramentos, cicatrizes e o tempo de internação.

Artroplastia Discal (Próteses de Disco)

Em alguns casos, é possível substituir o disco danificado por uma prótese artificial, permitindo a manutenção dos movimentos normais da coluna.

Artrodese (Fusão Vertebral)

Indicada para casos mais graves, quando há instabilidade na coluna, é um procedimento que consiste em unir duas ou mais vértebras para evitar novos deslocamentos do disco.

Portanto, cada técnica tem as suas indicações específicas. Por isso, a escolha depende das características do paciente e do quadro clínico.

Como é a Recuperação Após a Cirurgia?

A recuperação da cirurgia para hérnia de disco costuma ser rápida, principalmente quando são utilizadas técnicas minimamente invasivas.

Nos primeiros dias, é importante evitar esforços e seguir as orientações médicas, que podem incluir sessões de terapia para fortalecer a musculatura da coluna, evitar movimentos bruscos e manter uma boa postura ao sentar e dormir, por exemplo.

Hérnia de Disco e Dor na Coluna: Conte com a Assistência Neurocirúrgica Paulista

Na Assistência Neurocirúrgica Paulista, temos ampla experiência no diagnóstico e no tratamento da hérnia de disco, utilizando tecnologia de ponta e técnicas minimamente invasivas para garantir uma recuperação mais rápida e segura.

Portanto, se você sofre com dores na coluna e quer saber se a cirurgia é ideal para o seu caso, agende uma consulta!

Assistência Neurocirúrgica

Nossa clínica é um centro especializado em cirurgia neurológica em São Paulo, que oferece o que há de melhor e mais avançado em cirurgia minimamente invasiva para crânio e coluna. Quer conhecer nossos tratamentos e cuidados, entre em contato conosco! Ligue (11)5041-4408 ou mande uma mensagem em (11)965383750.

Close

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta