Hérnia de disco lombar: sinais, exames e principais abordagens

A hérnia de disco lombar é uma das principais condições que podem afetar a coluna vertebral. Ela traz consigo muito desconforto e dores que podem ser bem debilitantes.

Contudo, os sintomas que se associam à hérnia de disco também podem ter relação com outras condições médicas. Isso deixa os pacientes na dúvida se realmente estão sofrendo de hérnia de disco lombar, ou se é algum outro problema.

Como a hérnia de disco pode afetar bastante a qualidade de vida dos pacientes acometidos, achamos mais do que necessário desenvolver um conteúdo para explicar um mais sobre essa condição.

Nas próximas linhas, vamos abordar todos os principais detalhes sobre hérnias de disco. Isso inclui quais são os principais sintomas e exames que podem ajudar a diagnosticar a condição corretamente.

Bem como as abordagens de tratamento, incluindo detalhes sobre a técnica endoscópica na abordagem cirúrgica de hérnia de disco lombar. Afinal, esse tem sido um dos grandes destaques dentro da área da saúde.

Portanto, se você acha que está com hérnia de disco ou se foi diagnosticado com essa condição e quer adquirir mais conhecimento sobre o assunto, acompanhe a gente nesta leitura.

Sinais precoces e principais sintomas da Hérnia de Disco Lombar

Quando falamos em hérnia de disco lombar, conseguir realizar o diagnóstico precoce é essencial para evitar que ocorra a progressão dos sintomas. Bem como a deterioração da qualidade de vida dos pacientes com o tempo.

Para isso, é importante compreender quais são os sinais iniciais que podem indicar a presença desse problema.

Além disso, veremos ainda quais são os sintomas que passam a acompanhar o dia a dia dos pacientes que sofrem dessa condição.

Dessa forma, caso você perceba que está lidando com um ou mais desses sintomas, quer dizer que é hora de buscar um médico para realizar o seu diagnóstico.

Então, vamos conhecer agora os principais sinais e sintomas das hérnias de disco lombares:

Dor irradiada e sensação de formigamento

Um dos principais e mais comuns sinais de uma hérnia de disco lombar é a dor irradiada. Ela tem sua origem na região lombar e se estende ao longo das pernas do paciente.

Muitas vezes, essa dor segue um padrão específico, que mais conhecemos como \”dor ciática\”. Ela pode ser bem intensa e, dependendo da gravidade, limitante a ponto de prejudicar as atividades do dia a dia.

Além disso, sensações de formigamento ou dormência nas nádegas, coxas e pernas também podem estar presentes e acompanhar essa dor irradiada.

Fraqueza muscular

Conforme a hérnia de disco comprime os nervos que estão ao seu redor, pode ocorrer fraqueza muscular nas áreas onde estão as raízes nervosas que o problema afetou.

Dor acentuada durante movimentos

Muitas pessoas que sofrem com esse problema, relatam que a dor associada à hérnia de disco piora quando tentam realizar alguns movimentos. Por exemplo: se inclinar para frente, ficar sentado por muito tempo ou levantar objetos pesados.

Limitação da amplitude dos movimentos

Pacientes com hérnia de disco lombar podem ter a sua flexibilidade da coluna lombar reduzida.

Isso leva a uma diminuição da amplitude dos movimentos realizados com essa parte do corpo.

Dor noturna

Algumas pessoas afirmam que a dor é mais intensa ainda durante a noite.

Porém, como comentamos anteriormente, é importante ter em mente que os sintomas da hérnia de disco lombar podem variar de uma pessoa para outra. Além disso, também podem estar associados também a outras condições médicas.

Por isso, é necessário realizar os exames necessários para comprovar a presença desse problema.

Saiba mais sobre o que é hérnia de disco e quais são as principais características dessa condição!

Exames de diagnóstico para a detecção de Hérnia de Disco Lombar

Afinal, quais são os exames que ajudam a identificar a presença de uma hérnia de disco na lombar?

Para que o diagnóstico da hérnia de disco lombar seja preciso e o tratamento mais adequado escolhido, conseguir realizar uma identificação precisa e detalhada da hérnia é um passo essencial.

Para isso, alguns exames de diagnóstico avançados podem ser utilizados. Eles ajudam a fornecer uma visão mais clara da atual extensão da condição e as suas possíveis complicações. Basicamente, os exames mais comuns para esse fim são:

• Ressonância Magnética: um exame não invasivo que utiliza campos magnéticos e ondas de radiofrequência, para criar imagens detalhadas das estruturas internas do corpo.
  • Tomografia Computadorizada: a tomografia computadorizada é outra técnica de imagem que pode ser usada para diagnosticar a hérnia de disco lombar, através do uso de raios-X em diferentes ângulos.
  • Mielografia: a mielografia é um exame que envolve a injeção de um contraste especial na coluna vertebral, que ajuda a visualizar melhor a área e finaliza com a realização de radiografias.
  • Eletromiografia: o eletromiograma é um exame que avalia a atividade elétrica dos músculos e dos nervos, podendo ser usado para identificar áreas onde os nervos estão sendo afetados pela compressão que é causada pela hérnia de disco.

Principais abordagens para o tratamento eficiente de Hérnia de Disco Lombar

A escolha da melhor abordagem para tratar uma hérnia de disco lombar é sempre guiada pela gravidade da condição como um todo, pelo o impacto que a abordagem terá nos sintomas e pelas necessidades individuais de cada paciente.

De modo geral, as principais abordagens para o tratamento eficiente de hérnias de disco lombar que são mais comuns nos dias de hoje, são:

Tratamentos mais conservadores: fisioterapias, medicações e injeções

O tratamento conservador é, muitas vezes, a primeira linha de abordagem utilizada no tratamento de hérnia de disco lombar.

Mas o que são os tratamentos conservadores? Estamos falando de sessões de fisioterapia para a região lombar, uso de medicamentos anti-inflamatórios, doses de injeções de corticoides.

Ou até mesmo algumas técnicas de massagens que podem ser eficientes nesses casos.

Abordagem de tratamento cirúrgica

Quando os sintomas da hérnia de disco lombar não respondem da maneira esperada ao tratamento conservador, ou quando a situação da hérnia de disco lombar já está mais agravada, é possível considerar as opções cirúrgicas.

Dentre as principais cirurgias que podem se aplicar em casos de hérnias de disco, estão a discectomia, a artrose, a cirurgia de nucleoplastia e a técnica endoscópica na abordagem cirúrgica deste tipo de condição, capaz de proporcionar muitos benefícios aos pacientes.

Desse modo, a decisão de optar por testar uma abordagem mais conservadora ou partir diretamente para a abordagem cirúrgica, depende das características e do quadro geral de cada paciente. Bem como da gravidade dos sintomas, a idade e a saúde geral.

Portanto, o médico deverá analisar bem todos esses pontos e te sugerir qual seria a melhor forma de prosseguir. Enfim, poderá iniciar o tratamento da sua hérnia de disco lombar.

Endoscopia para hérnia de disco lombar

A técnica endoscópica na abordagem cirúrgica de hérnia de disco lombar é um procedimento considerado minimamente invasivo.

É muito utilizado para tratar problemas na coluna vertebral, principalmente os casos de hérnias de disco que estão comprometendo a região da lombar do paciente.

Nesse procedimento, pequenas incisões na pele, que são geralmente menores que 1 cm, são feitas perto da área onde a hérnia está localizada.

Então, com a ajuda de um endoscópio equipado com uma câmera e luz, o cirurgião consegue visualizar todo o interior do corpo através de um monitor. Assim, ele realizará os procedimentos para aliviar os sintomas da hérnia de disco.

Com base nas imagens, cuja transmissão ocorre em tempo real, o cirurgião utiliza instrumentos especializados para remover a parte da hérnia que está pressionando os nervos ou a medula espinhal. Portanto, esse é um dos melhores e mais eficientes tratamentos.

Dentre os principais benefícios da técnica endoscópica, estão o fato de este ser um procedimento minimamente invasivo, realizando incisões menores e inferindo menos trauma aos tecidos do corpo.

Além disso, o processo de recuperação é mais rápido em comparação com técnicas cirúrgicas tradicionais, menores riscos de complicações e menos dor após a operação.

Assim, a endoscopia para hérnia de disco lombar costuma ser uma das alternativas de tratamento mais indicadas atualmente, tanto por ser super prática para os cirurgiões, como por conseguir proporcionar uma operação mais leve e segura para os pacientes.

Contudo, a escolha pela técnica endoscópica dependerá do quadro geral do paciente, suas características individuais, limitações e da capacidade do médico de realizar este modelo de cirurgia com excelência.

Portanto, é necessário conversar com um cirurgião especializado para entender se a técnica endoscópica na abordagem cirúrgica de hérnia de disco lombar faz sentido para o seu caso e conseguirá trazer resultados eficientes.

Restaure a sua qualidade de vida com a Assistência Neurocirúrgica Paulista

Quando se trata de cuidados de neurocirurgia de excelência, a Assistência Neurocirúrgica Paulista se destaca com a sua equipe de profissionais altamente especializados, capazes de adotar uma abordagem holística que leva em consideração a sua individualidade.

Por isso, se você está enfrentando sintomas associados à hérnia de disco lombar, te convidamos a conhecer melhor a Assistência Neurocirúrgica Paulista!

Com a nossa experiência, nossas tecnologias de ponta e o nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes, estamos prontos para te fornecer todos os cuidados personalizados, para que você enfrente a hérnia de disco lombar e retome a sua qualidade de vida!

Conheça mais sobre nós e entre em contato para receber mais informações sobre médicos e tratamentos!