O neurinoma do acústico causa surdez? Essa é uma das principais preocupações de quem recebe o diagnóstico desse tumor benigno que afeta o nervo responsável pela audição e pelo equilíbrio.
Apesar de geralmente a sua progressão ser lenta, o neurinoma pode acabar comprometendo a audição gradualmente.
Por isso, é essencial que os pacientes mantenham acompanhamento médico para avaliar os impactos e definir o melhor tratamento quando for necessário.
Vamos entender um pouco mais sobre o risco de surdez causado pelo Neurinoma do Acústico neste conteúdo.
Neurinoma do acústico causa surdez? Como este tumor afeta a audição?
O neurinoma do acústico causa surdez, pois se desenvolve no nervo vestibulococlear, nervo do nosso corpo responsável por transmitir os estímulos sonoros do ouvido interno para o cérebro.
Com o crescimento do tumor, pode ocorrer a compressão desse nervo, levando a uma perda auditiva progressiva no ouvido que foi afetado.
Geralmente, a perda auditiva é lenta e começa com sinais como dificuldade para ouvir sons agudos ou compreender conversas em ambientes com muito ruído, por exemplo.
Além disso, alguns pacientes também relatam zumbido no ouvido (tinnitus) e sensação de ouvido tampado antes que a perda auditiva comece a se tornar um pouco mais perceptível.
Todos os pacientes com neurinoma do acústico apresentam surdez?
Nem todos os pacientes que sofrem com neurinoma do acústico acabam ficando surdos. Afinal, o impacto na audição depende de vários fatores, como:
- Tamanho do tumor: pequenos neurinomas podem causar pouca ou nenhuma alteração auditiva, enquanto os maiores aumentam a chance de perda mais intensa da audição.
- Taxa de crescimento: se o tumor cresce rapidamente, existe naturalmente um maior risco de comprometimento da audição em um curto período.
- Resposta individual: algumas pessoas podem manter um nível de audição funcional mesmo com a presença do tumor, enquanto outras experimentam uma piora mais acentuada.
- Tratamento adotado: em alguns casos, intervenções como radiocirurgia ou cirurgia podem preservar parte da audição se forem realizadas em tempo, dependendo da localização e do estágio do tumor
Quais são os primeiros sinais de perda auditiva?
O comprometimento auditivo por conta do neurinoma do acústico pode ser sutil nas fases iniciais. Mas, com o passar do tempo, alguns dos primeiros sinais que começam a denunciar esse problema são:
- Dificuldade para entender conversas, em especial em locais com ruído de fundo mais intenso;
- Sensação de ouvido tampado ou pressão no ouvido;
- Zumbido persistente ou intermitente;
- Redução na percepção de sons agudos,
- Perda auditiva unilateral, sem outra causa aparente.
Portanto, se você foi diagnosticado com neurinoma do acústico e começou a notar algum desses sintomas, é fundamental procurar um especialista para avaliar o estado da condição e adotar o tratamento adequado o quanto antes.
Neurinoma do acústico: existe tratamento para preservar a audição?
O tratamento do neurinoma do acústico deve ser personalizado de caso para caso, levando em consideração o tamanho do tumor, a idade do paciente e o impacto na audição.
De modo geral, as opções mais eficazes incluem:
- Acompanhamento clínico: para tumores pequenos e de crescimento lento, realizamos exames regulares para monitorar a progressão antes de indicar uma intervenção.
- Radiocirurgia: trata-se de uma técnica minimamente invasiva que utiliza radiação para impedir o crescimento do tumor. Esta é uma opção para preservar a audição em alguns casos.
- Cirurgia: quando o tumor já está causando sintomas graves ou crescendo muito rapidamente, a remoção cirúrgica pode ser necessária. No entanto, dependendo da localização do tumor, pode existir um risco maior de perda auditiva definitiva.
Além disso, pacientes com perda auditiva também podem se beneficiar do uso de aparelhos auditivos ou implantes cocleares, que contribuem bastante para melhorar a qualidade de vida após a acentuação da surdez.
Inicie o seu tratamento de neurinoma do acústico especializado com a Assistência Neurocirúrgica Paulista
Se você tem dúvidas sobre o neurinoma do acústico e os impactos na audição, conte com a nossa equipe de especialistas no assunto!
Aqui na Assistência Neurocirurgia Paulista, contamos com tecnologia de ponta e uma equipe especializada no diagnóstico e no tratamento desse tipo de tumor.
Nosso compromisso é oferecer um atendimento humanizado e personalizado para garantir que você tenha a melhor abordagem para o seu caso.
Entre em contato e agende uma consulta para avaliarmos a melhor estratégia para o seu tratamento!