Assistência Neurocirurgica Paulista

Prevenção de Hérnia de Disco: Postura, Ergonomia e Hábitos Saudáveis

Avaliar post

A prevenção de hérnia de disco pode ser feita por meio da adoção de práticas diárias super simples, mas que são altamente eficazes. Elas se relacionam tanto à postura, como à ergonomia e aos hábitos de vida.

Quando entendemos o impacto que a hérnia de disco pode ter em nossa qualidade de vida, fica muito mais fácil entender o porquê a prevenção dessa condição é tão importante.

Portanto, se você está começando a sentir dores associadas à presença de hérnia de disco e quer saber como evitar a progressão da condição, ou se está em busca de informações sobre como não desenvolver hérnia de disco com o passar do tempo, acompanhe a leitura desse conteúdo com a gente.

Abaixo, vamos te contar um pouco mais sobre o que é essa condição, como ela pode afetar a sua vida e quais são as melhores estratégias e dicas de prevenção de hérnia de disco. Confira!

Hérnia de disco e suas principais causas e fatores de risco

Para realizar a prevenção de hérnia de disco, é muito importante ter conhecimento sobre a condição, como ela se desenvolve e como pode afetar a sua vida.

A hérnia de disco é uma condição que afeta a coluna vertebral e que se desenvolve quando o núcleo macio do disco que fica entre as vértebras da coluna, ou seja, a parte que age como um amortecedor entre as vértebras, se projeta para fora da sua localização correta, por motivos como envelhecimento ou desgaste.

De modo geral, a hérnia de disco pode ocorrer em qualquer parte da coluna. Contudo, o problema é mais comum na região lombar e na cervical.

Além disso, a hérnia de disco não surge de repente. Na verdade, ela é o resultado de uma combinação de causas e fatores de risco que incluem, principalmente:

  • Envelhecimento natural;
  • Lesões e esforços repetitivos;
  • Histórico familiar;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Estilo de vida sedentário;
  • Postura incorreta,
  • Trabalho físico pesado.

Impactos na qualidade de vida dos pacientes

Como comentamos, a hérnia de disco pode ter efeitos negativos e bem profundos na qualidade de vida das pessoas. Afinal, afetam tanto o aspecto físico, quanto o emocional e o mental.

Por isso, gostamos de dizer que compreender esses impactos é muito importante para entender a importância da prevenção de hérnia de disco.

Afinal de contas, sabendo como ela pode afetar a sua vida, fica muito mais fácil se preocupar em mudar os seus hábitos, a sua postura e trabalhar a ergonomia no dia a dia.

Aqui estão alguns dos principais impactos que os quadros de hérnia de disco podem causar na qualidade de vida dos pacientes:

Dor crônica nas costas

A dor nas costas é um sintoma comum associado à presença de hérnia de disco. 

Ela pode variar de leve a insuportável. Muitas vezes, ela se torna crônica, afetando inclusive a capacidade de a pessoa realizar as suas atividades diárias.

Limitações de mobilidade 

A hérnia de disco pode limitar a capacidade de movimento da pessoa. Isso torna tarefas que aparentemente são simples, muito mais desafiadoras ou quase impossíveis de realizar, como dobrar, levantar objetos ou caminhar.

Aparecimento de outros sintomas 

Em casos mais graves, a hérnia de disco pode acabar comprimindo nervos e levando a sintomas como dormência, formigamento, fraqueza muscular e perda de controle da bexiga ou do intestino em casos extremos.

Problemas emocionais

A dor crônica e a perda da capacidade de realizar atividades normais podem levar a problemas emocionais, como depressão, ansiedade e isolamento social.

Portanto, fica claro que a prevenção da hérnia de disco não é apenas uma questão de conseguir evitar os desconfortos físicos, mas também de proteger a qualidade de vida e a saúde mental das pessoas.

Nesse sentido, adotar medidas preventivas incluindo, por exemplo, manter uma postura adequada, trabalhar a ergonomia no trabalho e praticar hábitos saudáveis, pode ajudar a evitar esses impactos negativos na qualidade de vida e promover um estilo de vida mais saudável e ativo.

Vamos agora entender melhor como colocar essas dicas em prática no seu dia a dia!

Dicas de postura para prevenção de hérnia de disco

Para a postura, mantenha a coluna reta, alinhando as orelhas, ombros e quadris e evite posturas curvadas ao ficar de pé ou sentado por longos períodos.

Além disso, utilize almofadas ou apoios lombares quando for se sentar em cadeiras, pois eles ajudam a manter o suporte adequado para a região da lombar, evitando as hérnias.

Outra dica muito importante e útil é evitar cruzar as pernas ao se sentar. Isso porque esse movimento pode desalinhar a coluna e colocar uma pressão adicional nos discos intervertebrais, aumentando as chances de hérnia.

Por fim, se você trabalha em escritório ou realiza tarefas que exigem ficar sentado por muito tempo, faça pausas curtas, a cada 30 minutos, para se levantar, se esticar e andar um pouco. Isso é muito importante para não sobrecarregar a coluna ao longo do prazo.

Dicas de ergonomia para prevenção de hérnia de disco

As dicas de ergonomia para prevenção de hérnia de disco são indispensáveis para quem trabalha diariamente sentado por longos períodos.

Nesses casos, a primeira coisa a fazer é se certificar de que a sua cadeira e a sua mesa de trabalho estejam configuradas de uma forma ergonômica e conforme a sua estatura.

Vale muito a pena elevar o monitor dos computadores para que ele fique bem na altura dos seus olhos. Isso evita que você precise curvar o pescoço o tempo todo para conseguir enxergar e trabalhar.

E aqui vai uma dica ergonômica para o dia a dia de qualquer pessoa: se você precisar levantar algum objeto pesado, dobre os joelhos e mantenha a coluna reta sempre reta. 

Além disso, não se esqueça de utilizar os músculos das pernas para levantar ao invés de sobrecarregar as costas.

Hábitos saudáveis para prevenir hérnia de disco

Por último, para prevenir hérnia de disco também é necessário adotar alguns hábitos saudáveis, incluindo praticar exercícios físicos de forma regular.

Afinal, eles fortalecem a musculatura das costas e é fundamental para manter a coluna saudável ao longo dos anos.

Exercícios como alongamentos, ioga, pilates e musculação podem ser bastante benéficos e ajudar a prevenir e evitar o agravamento dos quadros de hérnia de disco.

O excesso de peso também é um ponto de bastante atenção. Estar muito acima do seu peso ideal coloca uma pressão adicional sobre a coluna vertebral, levando ao surgimento de hérnias. 

Por isso, manter um peso saudável é igualmente importante para reduzir os riscos.

E para manter a qualidade e a saúde da sua coluna durante a noite, um colchão de boa qualidade e travesseiros que ofereçam o suporte adequado são essenciais para garantir tanto uma boa noite de sono, como para evitar tensões nas costas.

Se você está sofrendo de dores na costa ou já tem o diagnóstico de hérnia de disco e quer receber um tratamento personalizado, conheça a Assistência Neurocirúrgica Paulista.

Somos especialistas em diagnósticos e tratamentos das mais diversas condições relacionadas ao sistema nervoso central e periférico, incluindo hérnias de disco.

Conheça mais sobre as nossas especialidades e entre em contato para restaurar a sua qualidade de vida rapidamente!

Close

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta