Os tumores de hipófise em crianças são muito raros e podem impactar intensamente o crescimento e o desenvolvimento infantil.
A hipófise é uma glândula minúscula localizada na base do nosso cérebro. Ela é a principal responsável pela produção de hormônios essenciais para a execução de diversas funções do nosso organismo.
Como se trata de uma glândula que regula hormônios, quando um tumor se desenvolve nessa região, ele pode promover uma série de alterações hormonais e neurológicas no corpo, exigindo uma abordagem especializada para garantir a saúde e o bem-estar dos pacientes, principalmente quando lidamos com crianças, ainda em fase de desenvolvimento.
A seguir, vamos te explicar um pouco mais sobre os desafios e principais abordagens pediátricas para casos de tumores de hipófise.

Tumores de Hipófise em Crianças: O Que São e Como se Manifestam?
Os tumores de hipófise em crianças podem ser benignos ou malignos em casos mais raros. O tipo mais comum é o adenoma hipofisário, um tumor benigno que pode causar produção excessiva ou insuficiente de hormônios.
Como comentamos, a glândula hipófise regula diversos hormônios essenciais. Desse modo, quando um tumor afeta o funcionamento dessa glândula, alguns dos principais sintomas que se manifestam em crianças incluem:
- Alterações no crescimento e no desenvolvimento infantil;
- Puberdade precoce ou atrasada;
- Alterações na visão, por conta da proximidade da hipófise com os nervos ópticos;
- Dores de cabeça persistentes;
- Fadiga;
- Ganho de peso,
- Alterações na pressão arterial.
Diferenças no Diagnóstico Pediátrico
O diagnóstico dos tumores de hipófise tem seus desafios específicos, mas costuma ser ainda mais delicado em crianças. Afinal, os sintomas muitas vezes se confundem com outras condições endócrinas ou neurológicas.
Por isso, em casos de tumor infantil, para garantir um diagnóstico preciso nós realizamos uma avaliação muito detalhada que inclui:
- Exames de imagem para identificar a presença, o tamanho e a localização exata do tumor;
- Testes hormonais para verificar os níveis hormonais e identificar quais funções hipofisárias foram afetadas,
- Avaliação oftalmológica que ajudam a detectar possíveis impactos na visão.
Dada a complexidade do diagnóstico, é fundamental contar com uma equipe multidisciplinar, combinando especialistas em neurocirurgia, endocrinologia pediátrica e oftalmologia para garantir a melhor conduta para cada caso.
Tratamentos Para Tumores de Hipófise em Crianças
Assim como na grande maioria dos casos de tumores, o tratamento de tumores de hipófise infantil varia conforme o tipo e a gravidade do tumor, bem como as particularidades de cada caso. As opções que mais utilizamos são:
Cirurgia Minimamente Invasiva
Sempre que possível, optamos por técnicas minimamente invasivas, como a cirurgia transesfenoidal, realizada através do nariz para evitar a necessidade de grandes incisões e reduzir o tempo de recuperação da criança.
Terapia Medicamentosa
É possível controlar alguns tumores com medicamentos que regulam a produção hormonal. Dessa forma, evita-se a necessidade de uma intervenção cirúrgica imediata.
Radioterapia e Monitoramento
Em casos específicos, a radioterapia pode ser uma indicação, especialmente em casos onde não é possível remover o tumor completamente com uma cirurgia.
Além disso, o acompanhamento contínuo após a realização do tratamento mais adequado é indispensável para monitorar recorrências e garantir um desenvolvimento saudável para a criança.
Riscos do Não Tratamento de Tumores de Hipófise em Crianças
Se o tumor não receber o tratamento adequado, ele pode continuar crescendo, levando a problemas de visão, além de afetar a função de outras glândulas endócrinas.
Em casos mais graves, o tumor pode afetar o equilíbrio hormonal de maneira tão intensa que a criança pode enfrentar complicações de longo prazo, como dificuldades no metabolismo e problemas reprodutivos, por exemplo.
Conclusão
A realização do diagnóstico precoce e a adoção de um plano de tratamento adequado para a idade, são fatores fundamentais para garantir a qualidade de vida dos pequenos após um caso de tumor de hipófise.
A nossa equipe aqui na Assistência Neurocirúrgica Paulista está preparada para oferecer as melhores soluções para cada caso, priorizando sempre a segurança, o bem-estar, bem como o futuro das crianças.
Enfim, se você tiver qualquer suspeita de tumores de hipófise, não deixe de buscar ajuda médica. Afinal de contas, a detecção precoce e o tratamento adequado podem fazer toda a diferença para o futuro da sua criança.